Blog

João Campos intensifica agenda no Recife visando 2020

Publicado em 11/02/2019 às 14h00

Herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos, o deputado federal João Campos foi eleito com 460.387 votos, sendo o mais votado do pleito passado em Pernambuco. Na capital pernambucana não foi diferente, João atingiu 70.864 votos ficando na primeira colocação. O resultado obtido e a conjuntura política que se estabeleceu que corresponde a uma renovação dos quadros colocam o deputado federal na condição de nome natural para disputar a prefeitura do Recife em 2020.

Ciente disso, apesar da intensa agenda em Brasília, João tem realizado várias visitas nos finais de semana aos bairros da cidade. Isso cria a marca de deputado presente na sua principal base política e lhe credencia ainda mais para a disputa. João poderá ser oficializado como nome de Geraldo Julio e de Paulo Câmara nas eleições do ano que vem, representando a Frente Popular que já foi liderada em eleições anteriores por Pelópidas da Silveira, Miguel Arraes e Jarbas Vasconcelos na capital pernambucana.

Dificilmente haverá outra ocasião tão propícia quanto 2020 para João Campos iniciar sua carreira majoritária, uma vez que o PSB representa uma gestão bem-avaliada na capital, que é a de Geraldo Julio, e uma gestão que está se consolidando no estado, que é a de Paulo Câmara após a sua reeleição. Apesar da pouca idade, João levará consigo uma força política que pouca gente teve quando foi para a sua primeira majoritária. Em 2020 ele terá 27 anos, mesma idade que seu pai, Eduardo Campos, tinha quando disputou sua primeira majoritária em 1992, que foi a prefeitura do Recife naquela ocasião.

Se em 1992 Eduardo disputou a prefeitura do Recife para ganhar experiência, João disputaria em 2020 para efetivamente ganhar a eleição, pois as circunstâncias lhe são extremamente favoráveis, fruto evidentemente da semente plantada por Eduardo, mas que inexoravelmente darão a João a legitimidade política e eleitoral que ele precisa para vencer a disputa do ano que vem.

Preparado – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, está preparado para enfrentar qualquer adversário em 2020. Ao longo de 2019 ele intensificará as obras na cidade para ampliar a quantidade de entregas no município e consequentemente fortalecer a sua imagem de bom gestor. Nas eleições de 2018 o prefeito garantiu expressivas votações aos seus candidatos na cidade. 

Gravatá – A direção da União dos Vereadores de Pernambuco definiu que o congresso da entidade de 2019 que elegerá a nova mesa diretora para o triênio 2019/2021 ocorrerá na cidade de Gravatá entre os dias 28 e 31 de março, no Hotel Canarius. O evento contará com a presença dos 1,8 mil vereadores filiados à entidade. 

Entregas – Graças a uma solicitação do deputado federal Eduardo da Fonte, a Codevasf entregou 15 tratores e grades aradoras a várias associações comunitárias agropecuárias. Foram beneficiados os municípios de Manari, Calçado, Itaíba, Serra Talhada, Pesqueira, Ibimirim, Tupanatinga, Quipapá e Inajá. A solenidade de entrega contou com a presença do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, dos deputados Cleiton Collins, Claudiano Filho, Romero Albuquerque e Joel da Harpa e do prefeito de Gravatá, Joaquim Neto.  

Silvio Costa – O ex-deputado federal Silvio Costa refuta qualquer possibilidade de disputar as eleições de 2020. Ele afirma que atuará entre Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, mas não diz em que ramo. Independentemente de qualquer coisa, a sua experiência será imprescindível para os mandatos de Silvio Costa Filho e João Paulo Costa, seus herdeiros políticos. 

Liderança – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) estará reunido nesta segunda-feira com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Na ocasião, Onyx oficializará o convite para que o senador seja o líder do governo Jair Bolsonaro no Senado, que deverá ser aceito pelo pernambucano. Com a confirmação, Fernando torna-se o principal interlocutor de Pernambuco com o governo federal. 

RÁPIDAS

Mulheres – A disputa pela prefeitura de Ipojuca tem tudo para ser protagonizada por três mulheres em 2020. Além da prefeita Célia Sales, que tentará a reeleição, a vice-presidente da Alepe, deputada Simone Santana e Debora Serafim entrarão de cabeça na disputa do ano que vem. Será uma eleição histórica.

Paulista – O nome do deputado federal Daniel Coelho vem crescendo na bolsa de apostas para disputar a prefeitura de Paulista em 2020. Ele tentou, sem sucesso, a prefeitura do Recife em 2012 e 2016 e agora tem sido incentivado a disputar a sucessão do prefeito Junior Matuto, que não tem um candidato natural para a disputa. 

Inocente quer saber – Quem terá condições de ameaçar o favoritismo do PSB em 2020 no Recife? 

Fonte : Blog Edmar Lyra.

Comentários (0) e Compartilhar

Ministério abre processo para investigar tragédia em Brumadinho

Publicado em 11/02/2019 às 13h00
Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República
Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República

Agência Brasil 

O Ministério de Minas e Energia determinou a instauração de processo administrativo para obter informações referentes ao rompimento da barragem da mineradora Vale na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), no último dia 25. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, o processo administrativo servirá para a adoção de providências que se fizerem necessárias quanto à prevenção, controle e mitigação das consequências dos danos provocados pelo rompimento no município mineiro, bem como para a adoção de providências quanto à segurança de barragens.

Até esse domingo (10), a tragédia em Brumadinho contabilizava 165 mortos e 160 desaparecidos, entre funcionários da mineradora, terceirizados que prestavam serviços à Vale e membros da comunidade. Há ainda 138 pessoas desabrigadas e duas seguem hospitalizadas – 17 dias após o rompimento da barragem.

Fonte : Blog de Jamildo.

Comentários (0) e Compartilhar

O retorno do protagonismo de Fernando Bezerra no Governo

Publicado em 11/02/2019 às 12h00
Coluna da segunda: O retorno do protagonismo de Fernando Bezerra no Governo

Ao longo da semana passada o nome do senador Fernando Bezerra Coelho foi destaque nos principias noticiários do País ventilando a possiblidade dele ser líder do Governo Bolsonaro no Senado Federal. A reunião entre o senador e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni será hoje e deverá ser feito o convite formal para assumir a liderança.

Se isso de fato acontecer, o senador pernambucano voltará ocupar o posto que esteve durante parte do Governo Temer, alternando a liderança com o senador Romero Jucá. É um caminho de volta ao protagonismo no Governo, pois ele foi voz forte como Ministro da Integração no Governo Dilma e aliado de Lula na presidência quando esteva no PSB.

Essa aproximação de FBC ao novo Governo não é atoa. O sertão do Estado, onde o parlamentar concentra sua maior base, depende em muitas ações diretamente do Governo Federal. A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), funciona como um Governo paralelo em Pernambuco. Liberando obras, convênios e recursos para as cidades sertanejas. Ele também exercerá uma papel de interlocução entre os Palácios do Planalto com o Campo das Princesas.

Se o pernambucano emplacar seu nome na liderança terá uma relação direta com o presidente e todos os órgãos do Governo. Aumentando ainda mais sua força na política regional e nacional. Ele já é tido como alto clero no tapete azul, com essa articulação ampliaria ainda mais sua força.

Por fim, caso Fernando seja ungido por Bolsonaro, Jarbas e seu grupo em Pernambuco sofrerá um novo esquenta pelo comando do partido no Estado. Por falar no MDB, parece que FBC se incorporou de fato na cerne do partido, ser sempre governo!

PEGOU MAL – A Folha de S.Paulo publicou uma reportagem, ontem, que expôs o partido do atual presidente do Partido Social Liberal (PSL), Luciano Bivar, que recentemente foi eleito segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados. Ele teria criado uma candidata laranja em Pernambuco para receber R$ 400 mil de dinheiro público nas eleições de 2018. O mesmo partido que elegeu o presidente da República contra a imoralidade e velha política fez justamente o contrário em Pernambuco.

FOGO AMIGO –  O nome do vice-prefeito Marcelo Mota está sendo ventilado para bater de frente com o prefeito Joãozinho na eleição de 2020. Ambos filiados ao PSB, Mota é afilhado político do secretário da Casa Civil, Nilton Mota enquanto o prefeito apoiou João Campos e Aluisio Lessa em 2018. Quem terá mais força?

REELEIÇÃO À VISTA – O prefeito da cidade de Salgadinho, Zé de Veva (foto ao lado) vem fazendo um mandato exemplar na cidade. Pesquisas apontam uma aprovação que ultrapassa os 80% de avaliação de Governo. É um dos poucos prefeitos da região do Agreste que a reeleição é dada como garantida.

GUERRA INTERNA – O socialistas ainda não escolheram seu líder na Câmara dos Deputados para esta Legislatura. Estão na briga os pernambucanos Tadeu Alencar e Danilo Cabral, além do mineiro Júlio Delgado. O partido de Arraes e Eduardo Campos está cada vez mais alinhado com o PT em todas as esferas.

REPRESENTANDO– O deputado federal Eduardo da Fonte (PP), realizou no último sábado, a entrega de 15 tratores e grades aradoras para várias associações comunitárias agropecuárias no Sertão do Estado. É a primeira grande ação do Governo Bolsonaro em Pernambuco. 

RÁPIDAS

GOIANA – O empresário Walter Fernando, da ETP, foi muito bem recepcionado na Feira Livre da cidade neste final de semana. Ele está realizando diversas reuniões e está muito animado com a possibilidade de disputar o comando da cidade.

CONGRESSO – A cidade de Gravatá foi escolhida para sediar o Congresso Estadual dos Vereadores promovido pela UVP entre os dia 28 a 31 de março. A escolha da cidade foi um esforço do presidente da Câmara da cidade, Léo do AR junto ao prefeito Joaquim e Neto e presidente da UVP, Josinaldo Barbosa.

REPERCUTIU – A entrevista do presidente da Compesa, Roberto Tavares em nosso blog teve uma grande repercussão rendendo muitos acessos. O competente gestor tranquilizou os pernambucanos em relação as barragens e falou que vai cobrar ações em Jucazinho.

PINGA-FOGO: Terá candidato para bater-chapa com Josinaldo pela presidência da UVP?

Fonte: Blog do Elielson Lima.

Comentários (0) e Compartilhar

10 anos do Blog do Brito

Publicado em 11/02/2019 às 11h00

Neste domingo(10),queridos leitores e leitoras e com muita alegria que neste momento tão importante estamos completando 10 anos, eu Antonio Brito e meu Filho Elton Brito queremos compartilhar com vocês um pedacinho dessa felicidade como sempre o Blog do Brito faz um trabalho voltado para vocês internautas que diariamente acessam nossa pagina.

Comentários

 

Comentários (0) e Compartilhar

A água do “velho Chico” é importante, mas tem custo

Publicado em 11/02/2019 às 10h00

A maior obra do governo Lula, que é a transposição do São Francisco para levar aos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte está praticamente concluída. Faltam apenas 3% das obras do eixo leste para que a água chegue ao Estado do Ceará, com tomada no município de Cabrobó. Presume-se que o presidente Jair Bolsonaro irá concluí-la ainda este ano, não só pela importância social da obra mas sobretudo pelo seu baixo custo. Agora, porém, é hora de discutir quem vai pagar o custo da transposição, já que não existe almoço grátis. Para levar a água aos três estados da região, será preciso gastar aproximadamente R$ 600 milhões/ano com energia elétrica e a União já avisou aos governadores, através do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que a conta terá que ser compartilhada. Segundo as palavras do ministro, “Pernambuco é um dos Estados receptores da transposição e essa conta é grande demais para qualquer um de nós, União e Estados. Há a necessidade da repartição dos custos da operação e.Pernambuco precisa contribuir com a parcela da cota de recebimento da água”. A princípio, o governador Paulo Câmara não se opõe a essa parceria mas quer saber antecipadamente do Ministério como ficará a “tarifa social”. É certo que o rio é de todos, mas para a água chegar à casa de cada um é necessário que todos ajudem a pagar a conta.

Entrega de tratores

O deputado Eduardo da Fonte (PP) passou o final de semana entregando tratores, comprados pela Codevasf com emenda parlamentar de sua autoria. Foram entregues 15 tratores e arados a associações comunitárias de Manari, Calçado, Itaíba, Serra Talhada, Pesqueira, Ibimirim, Tupanatinga, Quipapá e Inajá.

Novo gestor – A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, convidou a advogada Ana Maraiza para gerir o fundo de previdência municipal (CaruaruPrev), que sempre foi um dos mais bem administrados de Pernambuco. Ele é natural de Sertânia e bacharela em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES).

Sem força – De passagem por Pernambuco na última sexta-feira, o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, esteve na Sudene, onde foi recebido pelo  superintendente Mário Gordilho. Apesar de a autarquia encontrar-se esvaziada, o ministro acredita que é de “extrema importância” para a política de desenvolvimento regional.

Pela troca – Amigo do presidente Jair Bolsonaro, o empresário pernambucano Gilson Machado Neto continua trabalhando em Brasília para emplacar o ex-governador Joaquim Francisco na Sudene.

Sem destino – O deputado federal Sebastião Oliveira deverá deixar o PR nos próximos dias. Perdeu o controle do partido para o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, e está à procura de outra legenda. Para onde for, levará consigo o deputado estadual Rogério Leão.

Que reforma? – A bancada do PT no Senado continua dizendo que votará contra a proposta de reforma da previdência do governo Bolsonaro. É a posição mais cômoda (e mais irresponsável) que pode existir. Se é contra, diga, pelo menos, que modelo defende para o país, já que o atual faliu.

A laranja – Segundo a “Folha de São Paulo” de ontem, o PSL de Pernambuco doou R$ 400 mil à secretaria do partido, Maria de Lourdes Paixão, para que ela fosse candidata “laranja” a uma vaga na Câmara Federal. Se o jornal investigar direitinho, verá que quase todos os partidos lançaram “candidatas-laranja” para cumprir a idiota exigência legal de que 30% dos candidatos devem ser do sexo feminino.

Fonte :Blog de Inaldo Sampaio.

Comentários (0) e Compartilhar

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||