Blog

Linha Direta desta terça-feira (16),será com Rubria Chaves

Publicado em 16/07/2019 às 16h00

O entrevistado de Mário Silva desta Terça - Feira(16) em Linha Direta na DamataFM, às 18hs, é Rubria Chaves, acompanhe também pelo Facebook na fanpagedamata20anos e pelo portal SLNET1.COM

Comentários (0) e Compartilhar

André Ferreira com o caminho pavimentado para a disputa no Recife

Publicado em 16/07/2019 às 15h00
Coluna da terça: André Ferreira com o caminho pavimentado para a disputa no Recife

Quarto federal mais votado no Recife na eleição passada, com 46.409 votos, o deputado André Ferreira reúne condições clara para tirar do papel a candidatura à prefeito na capital pernambucana.

Com o discurso muito claro na defesa da família e dos valores cristãos, André poderá atrair os eleitores bolsonaristas que no primeiro turno da eleição do ano passado fez o presidente majoritário com 383.895 votos.

Terceiro deputado federal mais votado de Pernambuco com 175.834 votos, André saiu da eleição muito maior do que entrou. No primeiro mandato na Câmara dos Deputados, já foi eleito líder da bancada de sua legenda. Trabalho que está sendo bastante elogiado por seus companheiros de partido.

Voltando para o pleito, André tem uma identificação com o recifense. Nas duas eleições que disputou para vereador sempre foi o mais votado, em 2008 e 2012, com 15.117 e 15.774 votos respectivamente.

A candidatura de André é muito importante para o fortalecimento das Oposições que defendem a pluricandidatura para estimular um eventual segundo turno. Além dele poder colher os louros da boa gestão do seu irmão, Anderson Ferreira, em Jaboatão que influencia também no eleitor do Recife. E se o MDB não colocar o bloco na rua poderá se cacifar para se tornar o candidato de Bolsonaro.

RÉPLICA – Palaciano replicou a nota do emedebista e disse que o partido de Jarbas não pode reclamar por motivos óbvios: os múltiplos espaços que tem no Governo de Paulo. “Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Conab, Detran e Suape são espaços pequenos?”, indagou. Com a palavra, Raul!

ALINHADOS – Os quatro pré-candidatos a prefeito de Limoeiro fizeram uma aparição conjunta, mostrando unidade. Desta vez, o anfitrião foi Zé Nilton (Avante), que recebeu o ex-prefeito José Quirino (PDT), o vice-prefeito Marcelo Motta (PSB) e o ex-secretário de Indústria e Comércio e ex-presidente da CDL, Wellington Vasconcelos (PSC). Orlando Jorge vai se chegar também ou ficará isolado?

RÁDIOS – Estamos com comentários políticos diários em mais duas novas emissoras do Agreste Pernambucano. Na Rádio Sete Coluna de Garanhuns, no Programa O Porta-voz da Notícia; e na Nova FM de Caruaru, no programa Tribuna Popular. Além da parceria firmada com a Rede Agreste de Rádios, comandada por Alberes Xavier.

RÁPIDAS

CARUARU – A aliança dos sonhos na terra do Forró é do grupo de Tony Gel com o deputado federal Fernando Rodolfo (PL). Com a rejeição das contas de Queiroz, a chapa Fernando e Toninho seria a jogada de mestre da Oposição.

REAGINDO – Segundo pesquisas, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) deu uma melhorada em sua gestão na cidade de Caruaru. Se a Oposição se dividir demais, amplia as chances de a tucana ser reeleita.

CORRENDO SOLTA – Enquanto a oposição não chega a um consenso e briga pelas mesmas lideranças, a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo (PSDB), vem pavimentando sua reeleição.

FIM DO RECESSO – A Câmara de Vereadores de Carpina volta às sessões ordinárias hoje. Com uma pauta extensa, a Casa Dr. Murilo Silva terá sua sessão a partir das 19h.

PINGA-FOGO: Quem terá mais força o PSB de Pernambuco ou a Nacional?

Fonte :Blog do Elielson Lima.

Comentários (0) e Compartilhar

TSE inicia treinamento de colaboradores visando dar maior celeridade à análise das prestações de contas

Publicado em 16/07/2019 às 14h00
GT prestação de contas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, nesta segunda-feira (15), o primeiro treinamento de capacitação de colaboradores, de diferentes áreas da Corte, para suporte na análise das prestações de contas eleitorais e partidárias apresentadas até 2018 e ainda pendentes de julgamento. Nesta primeira etapa, 40 pessoas receberam treinamento. 

A capacitação faz parte das medidas anunciadas pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, na reunião de encerramento do semestre forense, realizada no dia 1º de julho. Na ocasião, a magistrada informou a adoção de medidas que possibilitem a análise desses processos até o final deste ano. “Talvez seja um sonho, mas o projeto é este, e nós vamos procurar implementá-lo”, disse a ministra.

Conduzido pela Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa), o treinamento está dentro das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho instituído pela Presidência do TSE na Portaria nº 148/2019, que tem a atribuição de realizar estudos e propor medidas que aprimorem os procedimentos e sistemas envolvidos na análise das prestações de contas eleitorais e partidárias.

O chefe da Asepa, Eron Pessoa, explica que essa equipe atuará na primeira etapa do processo de análise, que consiste na vinculação da movimentação financeira dos extratos apresentados com os documentos comprobatórios dos candidatos e de partidos dentro do processo.

A ideia é que esses servidores e colaboradores deem suporte operacional para preparar o material que irá para o exame de mérito, que é a segunda etapa do processo - realizada por um contador da Asepa ou da força de trabalho -, e que, após diligência ao partido ou candidato, inicia-se a última etapa, com a emissão do parecer conclusivo. “Esse parecer é submetido ao relator para julgamento do Pleno”, esclareceu Pessoa.

Como funciona

Cabe à Justiça Eleitoral analisar e julgar, no prazo de cinco anos, as prestações de contas anuais dos partidos políticos, e, logo após as eleições, as prestações de contas das campanhas eleitorais de cada candidato e agremiação. Candidatos a prefeito e a vereador têm suas contas julgadas originariamente pelo juiz eleitoral do município. Já os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) julgam as contas dos candidatos a deputado estadual/distrital, federal, senador e governador. É da responsabilidade do TSE, por sua vez, o julgamento originário das contas de candidatos ao cargo de presidente da República e eventuais recursos.

Antes de serem julgadas, as prestações de contas são analisadas pelo corpo de servidores e colaboradores da Asepa, que verificam aspectos formais e materiais da documentação apresentada. Após o batimento das informações de relatórios de gastos, extratos bancários, notas fiscais, recibos, cheques e demais documentos, os assessores elaboram um parecer técnico conclusivo, que, somado ao parecer do Ministério Público Eleitoral, pode servir de fundamento para a decisão do relator. Ao verificar a regularidade das contas, o órgão competente da Justiça Eleitoral pode tomar uma das seguintes decisões: pela aprovação das contas; pela aprovação com ressalvas; pela desaprovação; e pela não prestação.

Indícios de irregularidade no financiamento das campanhas eleitorais são encaminhados pela Justiça Eleitoral à Polícia Federal ou ao Ministério Público, órgãos com competência para apurar os fatos e propor eventual ação de investigação por meio das ações judiciais eleitorais pertinentes.

Fonte : TSE.

Comentários (0) e Compartilhar

Felipe pode prejudicar João

Publicado em 16/07/2019 às 13h00

Embora o Conselho de Ética do PSB tenha aberto, ontem, processo de punição contra os 11 deputados que votaram a favor da reforma da Previdência, a tendência é que o castigo seja atenuado. Quem manda, hoje, no partido, é o núcleo pernambucano, liderado por Paulo Câmara e Geraldo Júlio, que já defenderam para Felipe Carreras tratamento diferenciado em relação aos demais rebeldes.

Por que tal distinção? Evitar a fuga de Carreras para outra legenda é manter intacta a pré-candidatura de João Campos à Prefeitura do Recife. Tão logo se confirmou o posicionamento firme do deputado no plenário da Câmara, lideranças de outros partidos passaram a assediá-lo.

A oposição não tem um nome em potencial para enfrentar João e por isso mesmo Carreras, se vier a tamanho impasse que o leve a ser afastado do PSB, se transforma, automaticamente, no adversário que o PSB não esperava na sucessão de Geraldo Júlio.

Só advertência – O presidente do Conselho de Ética, Alexandre Navarro, é pernambucano, cria do ex-governador Eduardo Campos. Mora em Brasília há muito tempo, trabalhou no Ministério da Ciência e, hoje, é fiel escudeiro do prefeito Geraldo Júlio. Seu parecer, portanto, não será pela expulsão dos 11 deputados, mas por uma simples advertência, ou seja, nem um cartão amarelo.

Pelo diretório – Os deputados objetos de processo no PSB têm até 10 dias para suas defesas junto ao Conselho de Ética. O parecer do presidente Alexandre Navarro vai à votação por um colegiado amplo, o diretório nacional, e não pela executiva nacional. Tem parlamentar afirmando que não aceitará nenhum tipo de punição, nem mesmo advertência. Problemão para o partido.

Injeção – Nos próximos dias, no embalo da aprovação da reforma da Previdência, o Governo deve anunciar uma série de medidas para injetar dinheiro da economia, como a liberação do FGTS e o programa de privatizações. Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, estão decididos a aprovar projetos que beneficiem o Governo Federal com recursos de curto prazo.

Defesa – O deputado Alberto Feitosa, coordenador da Frente Parlamentar da Execução dos Orçamentos Federal e Estadual, tem sido um grande defensor das bandeiras municipalistas. Depois de cobrar ao Governo a liberação das emendas, defendeu, ontem, um cronograma para pagamento do FEM.

Fortalecido – Depois do estrondoso São João que promoveu em Gravatá, o prefeito Joaquim Neto (PSDB) virou um bicho papão para a oposição. Se já estava forte, passou a ser apontado como imbatível na disputa pela reeleição. Até agora, não surgiu na oposição um nome competitivo.

POPULISMO – Nem o secretário estadual de Meio Ambiente, Antônio Bertoti, nem mesmo administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, meteram a colher na manifestação populista de Bolsonaro de acabar a taxa paga por turistas na ilha. O Governo emitiu uma nota dizendo que a taxa é federal.

Perguntar não ofende: E Carlos Bolsonaro vai ser indicado para qual Embaixada?

Fonte : Blog do Magno Martins.

Comentários (0) e Compartilhar

Deputado Marco Aurélio tem encontro com Levy Fidelix e alinham o partido para as eleições municipais

Publicado em 16/07/2019 às 12h00

O deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou, na última segunda-feira (15), de reunião com o presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix, para discutir sobre metas a serem alcançadas pela sigla nas eleições municipais do próximo ano.

Segundo Marco Aurélio, durante o encontro em São Paulo, Levy Fidelix “defendeu o protagonismo do PRTB como um partido legítimo da direita no Brasil, inclusive em Pernambuco, além de declarar apoio para candidaturas às prefeituras em todo Brasil”.

O parlamentar também explicou que o próximo passo da sigla em Pernambuco, será ao lado do presidente estadual Ednazio Silva, a escolha de representantes da direita para alguns segmentos, como na área de segurança, juventude, mulheres, idosos e entre outras. “O objetivo é de fazermos vários debates e fóruns, para que possamos discutir propostas e mostrar a direita ou conservadores uma opção partidária em Pernambuco”, declarou Marco Aurélio.

Fonte :Blog Ponto de Vista.

Comentários (0) e Compartilhar

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||