Blog

Abastecimento de água e saneamento na pauta de Paulo Câmara e presidente da CEF

Publicado em 23/03/2019 às 20h00
Na visita, de caráter institucional, eles discutiram parcerias vigentes e futuras
Na visita, de caráter institucional, eles discutiram parcerias vigentes e futurasFoto: Heudes Régis/ SEI

O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, nesta sexta-feira (22.03), o presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, no Palácio do Campo das Princesas. Atualmente, a Caixa atua junto com o Governo do Estado nas áreas de Habitação e Mobilidade, além de questões de abastecimento de água e obras de saneamento.

“A Caixa é, há muito tempo, um grande parceiro do Estado de Pernambuco. Nós temos obras importantes em áreas necessárias e fundamentais para a melhoria de qualidade de vida do povo. Então, essa aproximação cada vez maior, em um período em que precisamos gerar emprego e fazer o investimento acontecer, é fundamental”, avaliou Paulo Câmara, afirmando que pretende continuar contando com o apoio da entidade como indutora do desenvolvimento do Estado.

“Sabemos que com essa afinidade na busca de geração de emprego e renda e do destravamento da burocracia, que é tão importante para que o investimento aconteça, vamos conseguir ajudar o Brasil a crescer e fazer Pernambuco melhor, mais inclusivo e menos desigual, para que as oportunidades cheguem a todos”, completou o governador.

O presidente da Caixa considerou o encontro positivo e adiantou que a relação com o Governo de Pernambuco seguirá adiante. “A reunião foi excelente. Já somos parceiros, por exemplo, em infraestrutura e em questões de habitação. Mas vamos estar juntos em muitas outras operações estratégicas”, concluiu Pedro Guimarães.

Fonte : Blog da Folha de PE.

Comentários (0) e Compartilhar

Dia Mundial da Água: boas práticas municipais na gestão e proteção do recurso

Publicado em 23/03/2019 às 19h00

Penapolis SP prefeitura

Nesta sexta-feira, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para colocar em pauta temas relacionados aos recursos hídricos. Apesar de ser um direito humano fundamental, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 33 milhões de brasileiros ainda não tinham acesso ao abastecimento de água em 2017.

Por ser um recurso finito, existem vários impactos ambientais que podem afetar a disponibilidade, tanto em relação à quantidade quanto à qualidade das águas. A ocupação urbana mal planejada, o desmatamento e as atividades industriais e agropecuárias comprometem os rios causando poluição, assoreamento e até mesmo o desaparecimento dos cursos d’água.

Por isso, neste dia, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) preparou um material para difundir boas práticas na gestão e proteção das águas que estão sendo implementadas em Municípios em várias regiões brasileiras.

prefeitura Abaetetuba

Salta-Z
Iniciativa da Prefeitura Municipal de Abaetetuba (PA) em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) está levando água potável para comunidades ribeirinhas que moram nas ilhas fluviais localizadas no Município. O Salta-Z é uma Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água que previne a população de doenças relacionadas ao consumo de água imprópria, extremamente frequente na região. Seus desdobramentos têm reflexos no sistema de saúde e, também, no universo escolar.

Se trata de uma alternativa simples, barata e que a própria comunidade se torna responsável pela manutenção do sistema. Além disso, ela é adequada para pequenas comunidades rurais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas que não têm acesso a água potável.

Em Abaetetuba, antes da chegada do Salta-Z, os moradores que não tinham condições de comprar água mineral engarrafada na cidade tinham de consumir a água imprópria dos rios. De acordo com o prefeito Alcides Negrão, conhecido como Chita, a iniciativa tem o objetivo de garantir um direito universal aos munícipes. “A água própria para consumo é essencial para a dignidade humana, e, além da saúde, possibilita a cidadania de fato das pessoas”, completa.

A inciativa, registrada em vídeo, foi premiada pelo Municiência, parte do Projeto UniverCidades. Além disso, vai ser lançado o Guia de Reaplicação, registro em formato de livro informativo que fornece orientação para que gestores locais possam implementar a iniciativa e buscar impacto positivo em seus Municípios. O documento será lançado na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre 8 e 11 de abril de 2019.

Fabio Rodrigues Pozzebom Ag Brasil

Adote uma Nascente
A prefeitura de Selvíria (MS) lançou o projeto “Adote uma nascente”, cujo objetivo é desenvolver ações participativas e conjuntas com as comunidades assentadas no Município para recuperar as nascentes presentes nas áreas dos assentamentos. A prefeitura pretende catalogar todas as nascentes do Município, que terão uma ficha de inscrição. Depois disso, cada morador vai se comprometer em cuidar de uma nascente e mantê-la protegida tornando-se um “padrinho”. A proposta é integrar os proprietários rurais, poder público, privado e comunidade na recuperação das nascentes do Município. O projeto contará com ações que possam orientar melhor a população sobre a preservação.

Consórcio
O Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado foi criado 1991 para congregar os Municípios de Alto Alegre, Barbosa e Penápolis, no Estado de São Paulo. A finalidade é realizar serviços de proteção, recuperação e preservação junto da bacia hidrográfica Ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento público da cidade de Penápolis.

consorcio ribeirao lajeadoEnquanto a parceria se concretizava nas últimas décadas do século 20, a vegetação da bacia hidrográfica foi reduzida em mais de 90%, ao ser substituída por agricultura, cana-de-açúcar e pecuária. Por isso, o consórcio atua no combate à erosão e ao assoreamento da bacia, por meio do manejo de solo, plantio de espécies nativas e manutenção destas áreas pela equipe de campo. Como resultado, água em quantidade e qualidade à população.

A recuperação de nascentes é feita com o plantio de mudas na mata ciliar, que, com o passar do tempo, dá origem a uma floresta, que protege as nascentes e evita a erosão e o desaparecimento do leito do rio. A bacia já mostra evidências de preservação resultando das ações do Consórcio.

Fotos: Prefeituras de Abaetetuba (PA) e Penapolis (SP); Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil; Consórcio Ribeirão Lajeado

Fonte :Da Agência CNM de Notícias, com informações do SNIS (2017)

Comentários (0) e Compartilhar

Programa Multicultural - Presença de Robson Lobão, presidente do PDT local:

Publicado em 23/03/2019 às 18h00

                                           Robson Lobão, o primeiro à esquerda.

Responsável pelo Partido Democrático Trabalhista, o jornalista Robson Lobão esteve no estúdio da Rádio Damata FM, durante o Programa Multicultural de 23 de março. Lobão aproveitou para explicar a atuação do grupo partidário no município e composição da diretoria. Também adiantou que o PDT pretende lançar pré-candidatos a prefeito e vereador em São Lourenço da Mata, em 2020.

Fonte :Blog Generalidade.
Professor Jacaúna Medeiros.
Comentários (0) e Compartilhar

São Lourenço da Mata marca presença no lançamento do 13ª Anuário da Secretaria Estadual da Mulher

Publicado em 23/03/2019 às 17h00

A secretária adjunta da Mulher de São Lourenço da Mata, Rozeane Andrada, juntamente com funcionárias da pasta e um grupo de idosas do Instituto Alberto de Moura (IAM) participaram, na última quinta-feira (21), no Centro de Convenções do Estado, em Olinda, do lançamento do 13º Anuário da Secretaria Estadual da Mulher. O evento, que foi realizado em alusão ao dia delas, comemorado em 8 de março, teve como tema “O trabalho inovador das mulheres desenvolve Pernambuco”.

Segundo Rozeane, o anuário apresenta as ações feitas pela secretaria em 2018 e o planejamento das metas e prioridades da política voltada para as mulheres em 2019. “O anuário é um instrumento de políticas públicas para o público feminino em Pernambuco, e busca atuar na preservação dos direitos da mulher nas diversas esferas da sociedade, além de diminuir as desigualdades enfrentadas por elas no nosso Estado”, ressaltou.

No evento, que contou com a presença do governador Paulo Câmara e a vice-governadora Luciana Santos, além de diversos parlamentares e secretários estaduais, também foi anunciada a implementação de novas ações em favor da melhoria das condições de vida das populações femininas em Pernambuco.

Fonte :Prefeitura de São Lourenço da Mata.

Comentários (0) e Compartilhar

Sindicatos fazem protesto contra a reforma da Previdência

Publicado em 23/03/2019 às 16h00
Trabalhadores são contra pontos da Reforma
Omar de Oliveira/Fotoarena/Estadão Conteúdo - 23.03.2019
 
Manifestantes se reuniram na tarde desta sexta-feira (22), em ato contra a reforma da Previdência, realizado em frente ao Museu de Arte de São Paulo, Masp, na capital paulista.
 

Os trabalhadores protestaram contra pontos da proposta, como diminuição dos valores dos benefícios, aumento do tempo de contribuição e idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres terem direito à aposentadoria.

A manifestação teve a adesão de diversas categorias, como professores, bancários, químicos, metroviários, metalúrgicos, trabalhadores da saúde, do comércio e de serviços, além de servidores públicos municipais e estaduais, segundo informações da CUT.

Durante a manhã, sindicalistas foram para as garagens de ônibus de São Paulo para conversar com os trabalhadores sobre a reforma da Previdência e sobre a campanha salarial de 2019. A paralisação momentânea afetou o funcionamento do transporte na cidade, atrapalhando os usuários de 561 linhas.

Protesto no centro do Rio

Em dia marcado por convocações de centrais sindicais para protestos contra a reforma da Previdência em todo o País, a hashtag #LutePelaSuaAposentadoria apareceu em primeiro lugar nos tópicos mais citados no Twitter Brasil. Por outro lado, pessoas favoráveis às mudanças subiram a #EuApoioNovaPrevidência, em resposta às manifestações dos sindicatos. No entanto, poucos parlamentares e líderes partidários têm feito a defesa da proposta de reforma.

As principais postagens são encabeçadas por líderes da esquerda, como o senador Humberto Costa (PE). "Posso dizer, com quase toda certeza, que essa reforma da Previdência enviada por Bolsonaro é uma proposta natimorta, dada a imensa oposição que encontra até mesmo dos principais aliados do presidente da República", escreveu em sua conta oficial no Twitter.

Dos raros deputados a tuitarem pela proposta estão Vinicius Poit (Novo-SP) e Alexis Fonteyne (Novo-SP). Para Poit, "um dos grandes desafios na Nova Previdência é lutar contra a desinformação". Alexis declarou apoio à reforma previdenciária argumentando que "não restam dúvidas de que o país está caminhando para a insolvência"

As manifestações aconteceram após o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), responsável por articular a aprovação da proposta na Casa, ameaçar abandonar a busca de votos para a reforma. Isso depois de o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) fazer uma publicação no Twitter com fortes críticas a Maia. O presidente Jair Bolsonaro disse não entender o motivo do descontentamento de Maia e afirmou que está aberto ao diálogo. 

Fonte :(com informações da Agência Brasil)

 

Comentários (0) e Compartilhar

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||