Blog

Rodrigo Maia pode fazer contraponto a Bolsonaro

Publicado em 15/12/2018 às 11h00

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados ocorrerá somente no dia 1 de fevereiro de 2019, mas as articulações estão a mil para ver quem comandará a Casa no ano que vem. Com uma renovação significativa de parlamentares, a Câmara dos Deputados terá uma configuração diferente no ano que vem, com a diminuição do poderio do MDB e a falta de unidade do PSL, que é a maior bancada da base governista, sendo o partido do presidente.

Entre os deputados antigos e novatos há uma preocupação corrente no sentido de evitar que a Casa escolha um nome totalmente alinhado com o presidente Jair Bolsonaro, e não ficar sendo apenas um órgão carimbador das decisões do executivo. Para isso, o nome do atual presidente Rodrigo Maia desponta com certo favoritismo, pois ele soube em dois anos e meio conduzir a Casa sem deixá-la em maus lençóis.

Maia está longe de ser o presidente perfeito, e há algumas ressalvas em relação a ele, porém, cresce o sentimento entre os colegas que não há nome melhor para o posto como ele, que poderá representar uma espécie de fiel da balança na força do presidente Jair Bolsonaro. Dos nomes colocados até agora, Rodrigo Maia é de longe o favorito para seguir no comando da Câmara dos Deputados, e em se confirmando sua recondução, os deputados sabem que terão um representante que defenderá o poder legislativo nas batalhas que precisará travar com o Palácio do Planalto.

Classe unida – A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), entidade que representa os membros do Ministério Público Federal (MPF) em todo o país, divulgou, nesta sexta-feira (14), uma nota de solidariedade e desagravo à procuradora Silvia Regina Pontes Lopes. Segundo o presidente da entidade, José Robalinho, as notas oficiais do Governo do Estado, abordando recentes ações judiciais do MPF sobre a saúde, tiveram “forma pessoal e agressiva” ao se referir à procuradora. “Atacar um procurador da República pelo legítimo e competente exercício de sua função é atacar a todos”, disse o representante do MPF, José Robalinho, na nota oficial.

Preocupação – A extinção do ministério do trabalho em Pernambuco tem gerado um fato inusitado, tanto os sindicatos laborais quanto os patronais têm vivido dias de intensa preocupação, isso porque nunca na história da superintendência regional do trabalho houve um superintendente tão aglutinador como o atual Geovane de Freitas, ele conseguiu o que parecia impossível: unir no mesmo propósito trabalhadores e patrões. Segundo Henrique Gomes, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, a saída de Geovane será um perda irreparável.

Cargos – Muita gente está de olho nos cargos de órgãos federais que funcionam em Pernambuco. Além da Codevasf, tem Chesf, Metrorec, CPRM, Incra, Fundaj, Hemobrás, Infraero, Dnocs, DNIT, SUDENE, BNB, dentre outros. O preenchimento destes cargos se dará entre os deputados federais que apoiarem o governo Jair Bolsonaro, que já estão ávidos por apresentarem suas indicações.

Diálogo – O governador Paulo Câmara já iniciou as rodas de diálogo com os aliados para a configuração do segundo governo. É possível que até o natal tenhamos a oficialização dos nomes que comporão o primeiro escalão. Alguns aliados do governador já estavam roendo as unhas de ansiedade.

RÁPIDAS

Alexandre Rebelo – Apesar de a disputa interna entre João Campos e Felipe Carreras pela indicação do PSB para a prefeitura do Recife em 2020, há quem afirme que não estaria descartado o nome de Alexandre Rebelo, que poderia ser o tertius. Rebelo é o mais próximo secretário de Geraldo Julio e tem uma grande simpatia do chefe para ingressar na política disputando mandatos eletivos.

PSD – Além do atual vereador Gilberto Alves, o PSD deverá atrair para os seus quadros Romerinho Jatobá e Junior de Cleto, todos ligados ao deputado federal André de Paula, presidente estadual da sigla e que pretende montar uma chapa competitiva para a Câmara Municipal do Recife em 2020.

Inocente quer saber – Felipe Carreras terá algum espaço no segundo governo Paulo Câmara?

Fonte : Blog Edmar Lyra.

Comentários (0) e Compartilhar

TRE-PE planeja recadastrar 1 milhão de eleitores em Pernambuco

Publicado em 15/12/2018 às 10h00
Imagem da Central de Atendimento ao Eleitor da Capital, em Recife.

Passado o período eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) volta suas atenções para o recadastramento biométrico, processo que afasta o risco de fraude e garante a segurança das votações. No Ciclo Biométrico 2018/2020, a meta do TRE é biometrizar cerca de 1 milhão de eleitores em 45 municípios. Atualmente, dos 6,5 milhões de eleitores pernambucanos, 4,7 milhões já se identificam antes de votar usando as digitais.

O pontapé inicial para a nova fase da biometria acontecerá no próximo dia 18/12 (terça-feira), quando o Tribunal reunirá 28 chefes de cartórios dos municípios que farão a biometria obrigatória (alguns cartórios englobam mais de uma cidade). A reunião será na Sala de Sessões, às 8h, na sede do TRE (Avenida Agamenon Magalhães, 1.160, Graças).

"Vamos alinhar as ações para o início do novo ciclo. Nosso objetivo é agilizar as ações e buscar sempre uma maior produtividade", diz o servidor Eduardo Lucas, que coordena o grupo responsável pela biometria no TRE-PE.

Eduardo Lucas lembra que algumas prefeituras de municípios de maior porte, como Abreu e Lima e Belo Jardim, já estão se articulando para otimizar as ações da biometria. Além do atendimento no cartório, haverá postos extras para facilitar a vida do eleitor.

Dos 184 municípios do Estado (mais Fernando de Noronha), 130 já contam com o cadastro biométrico (em 18 deles, o sistema ainda é híbrido).

Nacionalmente, entre os estados com mais de 5 milhões de eleitores, Pernambuco figura em 3° lugar com 71,72% de seus eleitores já cadastrados biometricamente, abaixo apenas do Paraná (89,95%) e Ceará (77,98%). Em seguida estão Bahia e Pará, ambos na casa dos 66%, Santa Catarina com 63,83%, Rio Grande do Sul com 60,05%; São Paulo com 45,72%; Minas Gerais, com 30,68% e o Rio de Janeiro com 19,15%.

"Queremos aumentar nosso índice de eleitores recadastrados. Não faltará dedicação. A Justiça Eleitoral de Pernambuco estará sempre próxima das pessoas", afirma o vice-presidente do TRE-PE, Stênio Neiva, desembargador que define todas as ações na área da biometria.

Os 45 municípios do ciclo 2019-2020 são: Abreu e Lima, Afrânio, Água Preta, Alagoinha, Angelim, Belém de Maria, Belo Jardim, Betânia, Bom Conselho, Brejinho, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Chã Grande, Condado, Cumaru, Dormentes, Feira Nova, Gravatá, Itapetim, Itaquitinga, Jaqueira, João Alfredo, Joaquim Nabuco, Lagoa Grande, Lagoa de Itaenga, Lagoa dos Gatos, Maraial, Oricuri, Orobó, Orocó, Panelas, Paudalho, Pedra, Primavera, Quipapá, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, São Benedito do Sul, São João, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa, Vertentes.

Fonte: TRE-PE.

Comentários (0) e Compartilhar

Mudança na Secretaria de Saúde

Publicado em 15/12/2018 às 09h00

O primeiro escalão do governador Paulo Câmara virá com um novo secretário ou secretária de Saúde, a partir de 2019. É que o atual titular da pasta, Iran Costa, teria pedido para sair do governo e voltar a atuar como médico. A decisão é de ordem pessoal; Iran tem seu trabalho reconhecido pelo chefe e é querido tanto pela equipe da Saúde quanto pelos colegas de secretariado. Paulo ainda não decidiu seu substituto.

Alguns nomes foram especulados por fontes palacianas para o posto. Falou-se nos secretários de Educação, Fred Amâncio, da Controladoria Geral do Estado, Ruy Bezerra – até o presidente da Compesa, Roberto Tavares, entrou na cota das especulações. Nenhum desses, contudo, deve ser o convocado. Eles terão outras funções.

A decisão estaria entre dois quadros: Tereza Campos e Jailson Corrêa, uma ex-secretária e o atual secretário de Saúde da Prefeitura do Recife. Jailson é um nome do prefeito Geraldo Julio, que, nos bastidores, tem dito que Câmara ainda não conversou com ele sobre secretariado.

Já Tereza Campos é indicação do chefe da Assessoria Especial do governador, Antônio Figueira, uma das pessoas mais próximas a Paulo, e com grande influência junto ao chefe. Tereza, inclusive, foi executiva de Figueira quando o mesmo era o titular da Saúde, no segundo Governo Eduardo. Hoje, ela ocupa a Secretaria Geral do Imip, da família de Figueira. Também foi secretária de Saúde de João Paulo, quando o ex-petista era prefeito. Lembrando que Iran já entrou no governo por meio de Antônio Figueira.

Só dia 29 – O governador Paulo Câmara já bateu o martelo. Só vai anunciar seu secretariado no dia 29 de dezembro, quatro dias antes de dar posse à equipe, em dois de janeiro. O próprio Paulo só será empossado no seu segundo mandato no dia 1º de janeiro. Na próxima semana, o governador vai mandar o Projeto de Lei da reforma administrava para a Alepe, que deve votar em caráter de urgência às vésperas do Natal.

Despedida – Um dos mais importantes secretários do governador foi chamado para despachar com o chefe, no Palácio do Campo das Princesas. Ao sair, ligou para a secretaria e pediu que marcassem um balanço das ações na pasta, e uma confraternização de fim de ano. Até então, não estavam previstos esses eventos. Sinal que recebeu a senha de que não estará mais nela em 2019, mudando de lugar.

Brasília – Eleito o deputado federal mais votado da história, João Campos tem seu nome cogitado para o secretariado do governador desde sempre. No entanto, o filho de Eduardo tem participado de todas as reuniões da bancada do PSB em Brasília, fato que pode comprovar que ele já optou por exercer o mandato. Se vier para o primeiro escalão de Câmara, João pode comandar a Educação ou uma pasta que abrigaria as principais obras do governo.

Perfuratriz – Os prefeitos que integram Consórcio Intermunicipal do Submédio do São Francisco de Pernambuco (Conrio) cobraram recursos para aquisição de uma máquina perfuratriz do ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua. Participaram do encontro, em Brasília, os prefeitos Josimara Cavalcanti (Dormentes), Marcílio Cavalcanti (Cabrobó), George Gueber (Orocó), Humberto Mendes (Santa Maria da Boa Vista), Rafael Cavalcanti (Afrânio) e Wilmar Cappellaro (Lagoa Grande). Vamos aguardar para ver se a máquina chega.

CURTAS

PONTE – Talvez o único deputado federal do PSB a defender que a legenda crie “pontes”’ com o Governo Bolsonaro, Felipe Carreras dá mostras que, realmente, pensa diferente da maioria dos seus pares. Quase que a totalidade dos parlamentes da sigla não querem nem ouvir falar em diálogo com o futuro presidente.

MOTORISTA “VP” – Um ex-motorista que virou vice-presidente da Câmara Municipal de Caruaru. Essa é a história de Galego das Lajes, vereador oposicionista e servidor da Casa, que chegou ao segundo maior posto do Legislativo local. A oposição à prefeita Raquel Lyra ainda emplacou na Mesa o vereador Marcelo Gomes, filho de Jorge e Laura Gomes.

ATRASOS – Quem precisou pegar um voo no Aeroporto do Recife, ontem, sofreu com os atrasos e cancelamentos. Os problemas foram em voos de todas as companhias, para diferentes destinos, a exemplo de Brasília e Juazeiro do Norte. Um caos.

Perguntar não ofende: Por que demorou tanto a decretação da prisão do médium João de Deus?

Por Arthur Cunha – especial para o blog.

Blog do Magno Martins. 

Comentários (0) e Compartilhar

Composição da nova Mesa Diretora da ALEPE próxima de concluída

Publicado em 15/12/2018 às 08h00

Apesar da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco vir a acontecer no dia 1º de fevereiro de 2019, as movimentações em torno da sua composição andam bastante avançadas, senão dizer: em fase de conclusão.

Para os dois principais postos (Presidência e Primeira-Secretaria) Eriberto Medeiros (PP) e Clodoaldo Magalhães (PSB), respectivamente, são dados como fatos completamente consumados. A articulação empreendida por ambos ganhou simpatia e adesão da maioria dos reeleitos e eleitos.

Já para os restantes 5 cargos de titulares da Mesa, o entendimento é de que o PSB e PP terão direito a outro espaço. No PP o nome indicado será o de Pr. Cleiton Collins, no entanto o posto ainda não foi definido. Já no PSB, o espaço reservado é o da primeira vice-presidente. O posto é pleiteado pelo estreante Aglailson Victor, no entanto deve ficar com Simone Santana, que por sua vez abriria espaço para que a novata Gleide Ângelo assumisse comando da Comissão da Mulher, Colegiado que alcançou protagonismo sob o comando de Simone Santana nos últimos anos. Por sua vez, o PSC terá direito a segunda vice-presidência.

Para os dois postos restantes de titulares da Mesa Diretora restam ao menos três partidos que, respeitando a proporcionalidade da bancada, teriam direitos as vagas. São o PSD, PT e DEM, onde cada um contará com uma bancada de três deputados na próxima legislatura. No PT o entendimento é de que Teresa Leitão já teria espaço garantido na nova composição. No PSD, que atualmente já ocupa espaço na Mesa, o acordo de rotatividade firmado por seus membros deve levar Joaquim Lira a ocupar o espaço que cabe a sigla na Mesa. Nesta conta o DEM ficaria de fora, no entanto, já se trabalha em uma possibilidade de compensar o partido oferecendo-lhe uma suplência e a presidência de uma Comissão.

Por falar em acomodação…. – A ALEPE aprovou nesta semana um projeto de resolução que altera o Regimento Interno para ampliar o número de suplências na Mesa Diretora. Com a mudança, o número de suplentes ampliará de 4 para 7. O que se comenta é que o movimento faz parte de uma estratégia que visa garantir aos suplentes espaços com estrutura semelhante às que têm presidentes de Comissões.

Quadro novo – A prosa política realizada ontem pelo PSB e a juventude do partido, e que contou com a presença de Sileno Guedes, do deputado federal Danilo Cabral e do recém-eleito João Campos, foi marcada pelo ingresso de Waldemar Borges Filho e de outros jovens nas fileiras da sigla. Filho do deputado estadual Waldemar Borges, o jovem pode concorrer à Câmara de Vereadores do Recife, seguindo os passos do início da carreira política do pai, que inclusive já chegou a presidir o Legislativo da Capital.
 

Carpina – Está causando revolta na população de Carpina uma licitação milionária realizada pela Prefeitura para a locação de estrutura, montagem e desmontagem de equipamentos para festividades no município. Enquanto isso, os serviços públicos essenciais como na área de saúde sofrem com a falta de investimentos. Não bastasse isso, as obras de pavimentação do loteamento Florestinha, uma das poucas obras que o Governo Municipal está realizando, anda parada há um bom tempo. Campeão de rejeição entre os municípios da Mata Norte, Botafogo insiste em contrariar a população com medidas impopulares.

Mata Norte – Na região ao menos três prefeitos têm estão conseguindo empreender uma gestão proativa, eficiente, e, consequentemente, aprovada. São eles: Flávio Régis (imagem, São Vicente Férrer), Marcelo Gouveia (Paudalho) e Xisto Freitas (Aliança). Caso permaneçam no ritmo que apresentam atualmente, todos eles não terão dificuldades para emplacar a reeleição em 2020, no caso de Marcelo Gouveia e Xisto Freitas, e conseguir fazer o sucessor, no caso de Flávio Régis que já disputou a reeleição.

Fé & Política – A tradicional Bancada Evangélica da ALEPE contará na próxima legislatura com ao menos oito integrantes. Um deles será Romero Sales Filho (PTB), que recentemente participou de um Momento de Ações de Graças no Legislativo. O demais integrantes serão Pr. Cleiton Collins, Manoel Ferreira, Clarissa de Técio, Joel da Harpa, Willian Brígido, Ducicleide Amorim e Adalto Santos.

Retribuição – Ao lado do prefeito de Saloá, Ricardo Alves (MDB), o deputado federal Danilo Cabral registrou na Câmara Federal, nesta semana, os investimentos que irão garantir 100% de cobertura de saneamento básico no município. As obras, que já iniciaram, contam com o orçamento na ordem de R$ 12 milhões, dinheiro que está sendo liberado graças à articulação do parlamentar que recebeu em Saloá a sua maior votação proporcional entre os 184 municípios pernambucanos.
 

Destaque 1 – Entre os 14 deputados federais que se reelegeram, Danilo Cabral figura entre os que apresentam maior poder de articulação. Além de não deixar na mão nenhum dos municípios onde teve apoio, ele também realizou um trabalho legislativo elogiável neste mandato, com destaque para o enfrentamento à Reforma da Previdência e à Privatização da Chesf, além de recentemente, como presidente da Comissão de Educação, ter sido peça chave para que o projeto Escola Sem Partido não prosperasse.

Destaque 2 – Outro parlamentar que tem um papel de destaque na Câmara Federal e que conta com um poder de articulação significativo é Eduardo da Fonte (PP). Além de assistir bem as bases com o envio de emendas, ele figura entre o parlamentar que mais enviou recursos para hospitais e instituições filantrópicas. Entre os beneficiados estão o Hospital do Câncer, o instituto Altino Ventura, IMIP e Fundação Terra.
 

Agraciado – Escolhido como o deputado Amigo do Comércio em 2018, Rodrigo Novaes (PSD) recebe, nesta sexta-feira (14), uma homenagem no Teatro Marcos Camarotti, no Sesc Santo Amaro, no Recife. A deferência é oferecida anualmente pela FECOMERCIO àqueles que tiveram uma atuação destacada na defesa e incentivo à área responsável por exercer um importante papel na economia do estado.

Brasília – Faltando poucos dias para a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, o semanal Ponto a Ponto recebe neste sábado (15), o cientista político Gaudêncio Torquato para fazer uma análise sobre o tema “Governos Bolsonaro e Temer. Início e final”. O programa será exibido à meia noite (Horário de Brasília) pela BandNewsTV e será apresentado pela jornalista Mônica Bergamo e pelo sociólogo Antonio Lavareda.

Pajeú – Quando o assunto é representar a população, o vereador de Tuparetama, Diógenes Patriota (SD), transpõe até as fronteiras do município. Percebendo que as condições do terminal rodoviário de São José do Egito tem prejudicado também a população de Tuparetama, o vereador acionou o seu primo e deputado federal Gonzaga Patriota para intervir junto ao Governo do Estado na busca de uma solução para o problema. Um vereador que pensa no “macro” é algo cada vez mais raro de se ver.

Escrito por Wellington Ribeiro.

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Comentários (0) e Compartilhar

Economia pernambucana cresce 2,5% no terceiro trimestre de 2018

Publicado em 15/12/2018 às 07h00

A economia pernambucana cresceu 2,5% no terceiro trimestre deste ano em comparação com igual período de 2017. Esse desempenho decorreu do comportamento de três grandes setores econômicos: agropecuária (-7,8%), indústria (+10,3%) e serviços (+1,3%). Em valores correntes, o PIB do terceiro trimestre de 2018 alcançou R$ 46,5 bilhões.

Estes dados integram o relatório do Produto Interno Bruto (PIB) estadual do mencionado período e foram divulgados durante entrevista coletiva, nesta sexta-feira (14), no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Condepe/Fidem.

O evento contou com a participação de representantes do Banco Central e técnicos da entidade.

Segundo o levantamento da Condepe/Fidem, o PIB estadual registrou crescimento de 1,1%, no comparativo do 3º trimestre de 2018 com o trimestre imediatamente anterior, considerado o ajuste sazonal.

O presidente da entidade, Gustavo Carneiro Leão, afirmou que a economia pernambucana continua crescendo acima da média nacional.

“Já esperávamos por este resultado positivo e pode-se apontar entre as causas a diversificação da economia, que aposta em diversos segmentos, além dos investimentos feitos pelo Governo do Estado”, disse ele.

A análise desenvolvida pela Agência revela que os resultados da agropecuária de Pernambuco, na comparação com o terceiro trimestre de 2017, sofreram uma redução de 7,8%.

Na agricultura, por sua vez, houve retração de 25% influenciada, principalmente, pelo decréscimo na produção de cana-de-açúcar, feijão, milho, arroz e cebola. As lavouras permanentes registraram uma queda de 7,3%, com a diminuição na produção de uva, banana, manga, coco-da-baía e castanha-de-caju. Já a pecuária apresentou crescimento de 0,5%, com destaque para o aumento na produção de ovos.

Já o setor industrial, na comparação com o terceiro trimestre de 2017, apresentou variação positiva de 10,3%, tendo contribuído para este desempenho a indústria de transformação (+ 16,8%), a produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana (+1,3%) e construção civil (+0,8%).

Foi constatado o desempenho positivo de atividades como produtos alimentícios (31,8%), a fabricação de produtos de borracha e de material plástico (24,0%), fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (20,5%), sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (19,8%), fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (17,7%), produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (16,5%), fabricação de produtos de minerais não metálicos (10,0%), a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,2%), a fabricação de bebidas (4,1%) e a fabricação de outros produtos químicos (3,3%).

Já o setor de serviços registrou crescimento de 1,3% em relação ao terceiro trimestre de 2017. Os segmentos que mais impactaram este resultado foram transporte, armazenagem e correio (3,6%), atividades imobiliárias e aluguéis (2,9%), administração, saúde e educação pública (1,9%), outros serviços (1,9%) e intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados (1,8%). Apenas o comércio apresentou comportamento negativo (-1,2%).

Fonte :Blog de Inaldo Sampaio.

Comentários (0) e Compartilhar

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||