Blog

TRE suspende análise de contas de candidata que acusou PSL

Publicado em 20/02/2019 às 13h00
Reprodução/Facebook Cleuzenir Barbosa
Cleuzenir Barbosa se candidatou ao cargo de deputada estadual
Reprodução/Facebook Cleuzenir Barbosa
 

A pedido da Procuradoria Regional Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) suspendeu nesta terça-feira, 19, o processo de prestação de contas de Cleuzenir Barbosa, candidata a deputada estadual pelo PSL-MG nas eleições de 2018. Cleuzenir denunciou ao Ministério Público o uso de candidatas laranjas pelo partido.

Segundo Cleuzenir, o esquema seria liderado pelo grupo político do atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, deputado federal eleito para segundo mandato e presidente estadual da sigla. Ao jornal Folha de S. Paulo, a ex-candidata disse que o atual ministro "sabia" do esquema denunciado por ela.

Ao MP, Cleuzenir relatou ter sido pressionada pelo grupo do atual ministro a desviar recursos do Fundo Eleitoral para efetuar despesas que não eram de sua campanha. Segundo ela, a suspensão da análise de suas contas é "normal" dentro de um processo de investigação. "Não tenho nada a temer."

Na decisão, o juiz relator da ação, João Batista Ribeiro, afirmo que o procurador regional eleitoral informou a existência de procedimento para apurar "fatos que podem, em tese, constituir crime e ter implicações nessa prestação de contas". Com isso, segundo o magistrado, "impõe-se a suspensão desse processo para aguardar o deslinde dos procedimentos instaurados pelo Ministério Público Eleitoral".

Outros

Este é o segundo processo de candidatos do PSL de Minas suspenso por causa de investigação do Ministério Público. O primeiro foi em 13 de fevereiro, e atingiu as contas da candidata a deputada federal Débora Gomes. Há pedidos para suspensão de análise de contas eleitorais de outras três candidatas: Naftali Tamar, Lílian Bernardino e Camila Fernandes - nenhuma delas se elegeu.

Nesta terça, o Ministério Público de Minas enviou intimações a 20 pessoas, entre candidatos e colaboradores do ministro Marcelo Álvaro Antônio para que prestem depoimento.

Fonte :As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estadão.

Leia Ja.

Comentários (0) e Compartilhar

Por que Bolsonaro escolheu Fernando Bezerra Coelho?

Publicado em 20/02/2019 às 12h00

Qual foi o critério utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro na escolha do senador Fernando Bezerra (MDB) para liderar o Governo na Casa Alta e o que levou Fernando Bezerra a aceitar?

Em um momento em que uma grave crise assola o Planalto, Bolsonaro sem dúvida escolheu Fernando porque sabe que o senador pernambucano tem disposição e preparo de sobra para enfrentar grandes embates sem medo de colocar a cara até para defender pautas impopulares. O Bezerra tem coragem de mamar em onça!

Em meio a esta missão, Fernando terá se dividir entre defender o Governo dos ataques gerados pela crise e conseguir articular junto aos seus pares a aprovação da Reforma da Previdência. Será um verdadeiro teste para o pernambucano. 

Diante de um cenário tão desfavorável para defender o Governo talvez poucos compreendam o real motivo pelo qual Fernando Bezerra topou o desafio. O segredo é que ao aceitar o convite ele não apenas foi escolhido para liderar o governo, mas também alçado ao posto de principal interlocutor entre Pernambuco e Brasília.

Se por um lado ele se dispõe ao desgaste, por outro, ele recebe o bônus, que é ter ligação direta com o presidente, o que sem dúvida resultará em largo espaço nos órgãos federais no estado e a preferência na liberação de emendas e recursos para os municípios com os quais tem relação política. Na legislatura passada isso deu certo quando ele foi líder do impopular presidente Temer.

De olho em 2022, quando deverá tentar o Governo de Pernambuco, Fernando ganhou de presente os instrumentos necessários para se viabilizar.

Cortado – Quando da vitória de Bolsonaro, o que se esperava era que o deputado Luciano Bivar, na condição de presidente nacional do PSL, fosse ocupar o espaço de principal liderança pernambucana no Governo Federal. No entanto, não bastasse o perfil pedante e completa ausência de simpatia, os graves casos envolvendo candidaturas laranjas do PSL acabou por reduzir ao pó o prestígio de Bivar junto ao presidente.
 

Barreira – Apesar das deputadas Juntas (PSOL) terem conquistado a presidência da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, dificilmente elas conseguiram fazer com que pautas relacionadas ao seguimento LGBT avancem no colegiado. Tudo porque a maioria dos membros são evangélicos. Entre eles está um pastor (Cleiton Collins), uma missionária (Clarissa Tércio), além de um evangelista, Adalto Santos, que deverá voltar a integrar o quadro de titulares. No máximo elas conseguirão emplacar audiências públicas. 

Caminho livre – Por sua vez, o Pr. Cleiton Collins (PP) deve utilizar a Frente Parlamentar em Defesa da Vida, Família e Políticas Sobre Drogas, na qual irá coordenar, como vitrine das bandeiras que defende sem que haja qualquer interferência de movimentos ligados à pautas antagonistas. Por falar em Collins, ele acusou a “omissão e ineficácia” do Congresso em relação a permitir que a decisão sobre a criminalização da homofobia caísse no colo do STF. Para o pastor, o debate deveria ser no âmbito político. Ele teme que o Supremo privilegie ativistas radicais.

Excelente iniciativa – É de autoria do deputado estadual Willian Brigido (PRB) o Projeto de Lei n° 16/2019, que visa proibir a cobrança da taxa de esgoto pela Compesa em comunidades onde o serviço não for efetivamente prestado. “Não é justo que a população pague por algo que não recebe”, argumentou o deputado. No Grande Recife é comum a Compesa cobrar a taxa de esgoto em bairros onde os rejeitos são jogados diretamente em canais e rios sem o devido tratamento. Um verdadeiro absurdo!
 

Bem parecido – Não fosse registrado em áudios, a atitude prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, de exigir a presença dos comissionados em um bloco, não ganharia tamanha repercussão. Em um passado recente era comum ver comissionados do Governo do Estado e Prefeitura do Recife esticar o expediente para fazer campanhas nos sinais da capital. Aí daquele que faltasse!

Rejeição em alta 1 – A lua de mel entre o prefeito de Timbaúba, Ulisses Felinto (PSDB, imagem), e a população parece ter acabado. Agora o gestor começa a ter que lhe dar com um ambiente de insatisfação crescente. Apesar de ter iniciado bem, Ulisses não conseguiu manter o ritmo. Por conta disto o seu maior opositor, Marinaldo Rosendo (PP), já decidiu que concorrerá. Ele anda animadíssimo com o apoio que está recebendo das ruas.
 

Rejeição em alta 2 – Outro município onde a disputa de 2020 anda favorável para a oposição é Gameleira, na Mata Sul. Com salários atrasados constantes no salários de servidores públicos e a máquina pública incapaz de realizar investimentos, a prefeita Verônica Souza (PSB) terá sérias dificuldades de convencer o eleitorado que merece ser reeleita. Por lá, o nome que cresce é o de Dr. Leandro, médico que tem encontrado um ambiente favorável para vencer a disputa.

Eleição – O comando da poderosa Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE) é alvo de disputa entre o presidente Bernardo Peixoto e o 3º Vice-presidente Jorge Alexandre. A eleição, que deveria ocorrer ontem (19), foi transferida para esta quarta-feira (20). A entidade engloba a administração regional do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

Caixa Preta – Por falar em Sistema S, a Polícia Federal deflagrou ontem uma Operação por nome Fantoche, onde prendeu vários empresários, presidentes de Federações das Indústrias de vários estados, inclusive de Pernambuco, além do presidente da CNI. A operação apura fraudes em convênios do Ministério do Turismo com entidades do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Sebrae). Vale lembrar que a entidade ligada à Indústria, alvo da operação da PF, e a ligada ao Comércio, onde ocorrerá eleição, são distintas. 

Um novo caminho – Disposto a quebrar a polarização que já dura décadas em Lajedo, o ex-vereador e empresário João Batista está se movimentando para construir uma terceira via no município. Com um grupo que já conta com a adesão de líderes sindicais, ex-vereadores, comerciantes e profissionais liberais, João Batista segue no projeto de construir uma candidatura alternativa para a população lajeadense. Pela frente ele enfrentará o candidato do prefeito Rossine Blesmany (PSD) e o ex-prefeito Antônio João Dourado (PSB).

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo Whatshap (81) 99908-5249. Nos siga no Instagram @blogpontodevistape

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Comentários (0) e Compartilhar

Bebianno prepara dossiê sobre campanha de Bolsonaro

Publicado em 20/02/2019 às 11h00

Bebianno foi exonerado nessa segunda-feira (18), após uma crise envolvendo o filho do presidente, Carlos Bolsonaro / Foto: Valter Campanato/Agência BrasilBebianno foi exonerado nessa segunda-feira (18), após uma crise envolvendo o filho do presidente, Carlos Bolsonaro

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
JC Online
 

O ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno (PSL), teria dito a aliados que pretende criar um dossiê que sirva para embasar eventuais histórias que venha a contar sobre a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e sobre o período que passou no governo, segundo a colunista Mônica Bérgamo, da Folha de S. Paulo.

Bebianno foi exonerado nessa segunda-feira (18). Na semana anterior, em entrevista ao jornal O Globo, ele havia negado que existiria uma crise no governo. "Não existe crise nenhuma. Só hoje falei três vezes com o presidente", afirmou. No Twitter, Carlos Bolsonaro, filho do presidente, disse que o ex-ministro mentiu ao afirmar que teria conversado três vezes com o presidente no dia 12 de fevereiro. O próprio presidente repercutiu a afirmação do filho em suas redes sociais.

Bebianno vem sendo acusado de supostas irregularidades nas campanhas eleitorais do PSL ocorridas na época em que ele presidia o partido, que também tem o presidente Bolsonaro como filiado. A crise cresceu quando o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, chamou Bebianno de mentiroso, declaração que foi reforçada pelo próprio presidente.

Áudios

Na tarde dessa terça-feira (19), o site da revista Veja divulgou 12 áudios em que Bebianno revela que Bolsonaro e o filho, Carlos, mentiram ao chamá-lo de “mentiroso” por dizer que havia mantido contato com o presidente durante a internação no Hospital Albert Einstein.

Mais tarde, em entrevista à Jovem Pan, o ex-ministro criticou duramente o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), apontado por ele como o motivo de sua demissão.

“Fui demitido pelo Carlos Bolsonaro, simples assim (…) Minha indignação é a de ter servido como um soldado disposto a matar e morrer e no fim ser crucificado e tachado de mentiroso porque o Carlos Bolsonaro fez uma macumba psicológica na cabeça do pai”, disparou.

Fonte :JC.

Comentários (0) e Compartilhar

O retorno de FBC ao Planalto

Publicado em 20/02/2019 às 10h00
Coluna da quarta: O retorno de FBC ao Planalto

Após ser oficializado líder do Governo no Senado Federal, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), volta com toda força ao coração do Palácio do Planalto em um novo Governo.

Uma das principais missões que FBC terá pela frente é nortear a discussão em torno das propostas de Bolsonaro e dá um tom novo a articulação política entre o Planalto e o Congresso Nacional. Fato que ficou estremecido depois de ontem, uma demissão de um ministro estratégico e a derrota na Câmara.

A escolha de Fernando não foi à toa, a articulação partiu forte do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre apoiado pelo senador Eduardo Braga, líder do MDB na Casa Alta, que por fim foi referendado pelo ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Com esse posto, o pernambucano se transforma no principal elo do Estado com a União em todos os sentidos, sobretudo na política. As eleições de 2020 passaram pelo seu crivo e consequentemente apoiado pela cerne do Governo Federal.

O retorno de FBC ao Planalto implicará também no novo fôlego que a Oposição no Estado precisava para viabilizar um projeto viável de olho em 2022 também e a formação das novas lideranças.

NOVA BANCADA – Em vídeo, o prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (PDT) e dez vereadores anteciparam o lançamento da pré-candidatura do pedetista a reeleição. Participaram o presidente da Câmara, Bila e os vereadores Marcinho do Pastel, Marcone Fogo, Neco da Kombi, Aldinho do Danone, Preto do Ipsep, Dapaz, Guilherme Diógenes, Faraó, Elton Lopes e o vereador licenciado e atualmente subprefeito Jozias Marques.

NOVA OPOSIÇÃO – Depois disso os vereadores que levaram falta por não ter sido convidados estão na oposição. São eles, Pedrinho da Ambulância, Djalma da Celpe, Roberto Saúde, Edilson Casas e Manu Lapa que já era opositora desde o início do mandato.

PRIMEIRA DERROTA – O presidente Bolsonaro sofreu sua primeira derrota na Câmara dos Deputados. Os parlamentares aprovaram por votação simbólica a proposta do deputado Aliel Machado (PSB-PR) derrubando o decreto presidencial que alterou as regras da Lei de Acesso.

SEGUNDA DERROTA – O ex-ministro e ex-advogado pessoal de Bolsnaro, Gustavo Bebianno ganhou a quebra de braço ao apresentar comprovações me áudios que falou com o presidente, mesmo o filho dele dizendo e ele mesmo dizendo que era mentira.

RÁPIDAS

AGENDA – O governador Paulo Câmara continua em Brasília para participar do III Fórum dos Governadores, que acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil, a partir das 8h30. À tarde, ele se reunirá com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

BATENDO SEM PARAR – O líder da Oposição na Alepe, deputado Marco Aurélio (PRTB), não para de bater no governo Paulo Câmara. Ele sequer dá tempo para que o Governo se pronuncie já trás um novo tema. De “Meu Amigo” não tem nada!

REPERCUSSÃO – Fomos o primeiro blog a confirmar a indicação do senador Fernando Bezerra na liderança do Governo. Isso nos rendeu muitos acessos e compartilhamentos, a repercussão foi grande diante da notícia.

FESTA –  O almoço festivo em comemoração pelo aniversário do deputado estadual Antônio Moraes foi bastante prestigiado no buraco frio da Assembleia. O Presidente do Tribunal de Justiça, o Presidente do TRE e mais de 10 desembargadores participaram do evento. Além dos deputados e familiares.

PINGA-FOGO: Com a liderança do Governo, FBC vai conseguir tomar o MDB das mãos de Jarbas em Pernambuco?

Fonte: Blog do Elielson Lima.

Comentários (0) e Compartilhar

TSE é finalista do prêmio Bots Brasil Awards 2018-2019

Publicado em 20/02/2019 às 09h00
Bots Brasil Awards

O assistente virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em suas mídias sociais (Facebook e Twitter) e no Google Assistant é um dos cinco finalistas na categoria "Inovação" do prêmio Bots Brasil Awards 2018/2019, criado para reconhecer as melhores aplicações da tecnologia na área. A votação ocorre até o dia 17 de março, e qualquer pessoa pode participar por meio do linkhttp://bit.ly/vote-bba18-19.

O robô virtual ou bot do TSE foi indicado juntamente com outros 100 serviços brasileiros e selecionado entre os finalistas da premiação por um comitê formado por 37 especialistas de diversas empresas que atuam na indústria de inteligência artificial.

Desde que foi criado, em novembro de 2017, o chatbot do TSE atendeu quase 300 mil cidadãos. São mais de 501 mil mensagens trocadas até o momento. A ferramenta permite aos usuários consultar informações sobre a situação eleitoral, local de votação, número do título de eleitor, emissão da Certidão de Quitação Eleitoral, aplicativo e-Título, biometria, prazos e procedimentos, entre outras atividades eleitorais.

Além da categoria Inovação, que inclui funcionalidades desenvolvidas para resolver problemas via serviço de automação, o Bots Brasil Awards 2018/2019 reúne outras sete categorias: Assistentes Pessoais, Ação Social, Campanhas, e-Commerce, Entretenimento, Outsiders e Serviços.

Constituído por um grupo de profissionais e pesquisadores da área, o coletivo Bots Brasil tem como objetivo identificar práticas empresariais envolvendo chatbots e proporcionar uma troca de experiências, tomando por base cases bem-sucedidos que sirvam de inspiração para os profissionais.

Conheça mais sobre o projeto e os finalistas da edição deste ano.

Fonte :TSE.

Comentários (0) e Compartilhar

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||