Blog

Datafolha: Paulo Câmara tem 35% e Armando 31%

Publicado em 20/09/2018 às 10h00

A pouco mais de duas semanas para as eleições, a disputa pelo governo de Pernambuco se acirrou: nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19) mostra um empate técnico entre Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB). 

Atual governador e candidato à reeleição, Câmara tem 35% das intenções de voto. Monteiro, por sua vez, cresceu seis pontos percentuais desde o último levantamento, e está com 31%

Pela margem de erro, que é de três pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

O pessebista oscilou de 34% para 35% desde o último Datafolha, feito no início de setembro. Já Monteiro tinha 25% na época, e reduziu a vantagem do adversário de nove para quatro pontos.

Os dois polarizam a disputa ao governo: os demais candidatos não ultrapassam 3% das intenções de voto. Seis por cento dos eleitores estão indecisos, e 19% declaram voto branco ou nulo.

Julio Lossio (Rede) tem 3% das intenções de voto; Mauricio Rands (PROS) e Ana Patricia Alves (PCO) aparecem com 2%; e Simone Fontana (PSTU) e Dani Portela (PSOL), com 1%.

Na simulação de um eventual segundo turno, também há empate técnico –mas Câmara aparece igualmente à frente de Armando, com 42% contra 39% das intenções de voto.

Fonte :Folha de S.Paulo.

Blog do Magno Martins.

Comentários (0) e Compartilhar

Ciclo de Palestras sobre as Eleições 2018 continua nesta sexta-feira (21)

Publicado em 20/09/2018 às 09h00
Logo Eleições 2018

Continua nesta sexta-feira (21) o Ciclo de Palestras: Eleições 2018, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A palestra do dia 21 de setembro será sobre Financiamento e  Prestação de Contas Eleitorais. Ela começa às 11h e será proferida pelo assessor-chefe de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE, Eron Pessoa. O evento ocorre no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), localizado no 3º andar do edifício-sede do TSE.

A palestra Totalização e Divulgação do Resultado das Eleições – que também integra o ciclo –, programada inicialmente para o dia 14 de setembro, foi transferida para o dia 28 de setembro, às 11h. 
 
O Ciclo de Palestras: Eleições 2018 é destinado a jornalistas de veículos públicos e privados de comunicação, bem como a profissionais que atuam nas áreas de comunicação de órgãos da Administração Pública.

Os temas dos encontros foram definidos com base nas dúvidas mais comuns dos profissionais de imprensa sobre aspectos que envolvem as diferentes etapas das eleições, desde a preparação até o período posterior à sua realização.

Acesse o formulário de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail imprensa@tse.jus.br ou pelos telefones (61) 3030-7080/7091.

Fonte :TSE.

Comentários (0) e Compartilhar

Alvaro Dias diz que vai priorizar combate à corrupção

Publicado em 20/09/2018 às 08h00

José Cruz/Agência Brasil                       José Cruz/Agência Brasil

O candidato do Podemos à Presidência, Alvaro Dias, afirmou hoje (19) que fará do combate à corrupção o principal foco de seu governo, se eleito. Para ele, nenhum avanço é possível no Brasil sem atacar o problema. “Combater a corrupção significa fugir da armadilha da renda média para a renda alta, alcançando o patamar de país desenvolvido. É um dos itens fundamentais no processo de desenvolvimento econômico, melhoria do ambiente de negócios, das reformas necessárias para a geração de emprego”, declarou, ao participar de sabatina promovida pela revista Veja.

A revista convidou todos os candidatos com mais de 2% de intenções de votos na última pesquisa do Instituto Datafolha para participar da discussão. Ciro Gomes do PDT recusou o convite. Fernando Haddad (PT) informou hoje que tinha incompatibilidade de agenda e Jair Bolsonaro (PSL) não obteve liberação dos médicos para participar por videoconferência.

De acordo com Dias, a corrupção se apresenta de diversas formas em todas as esferas de poder. “Eu tenho insistido no rompimento com esse sistema que é causa do problema que nós enfrentamos. Esse sistema corrupto, do balcão de negócios. A fábrica de escândalos. O aparelhamento do Estado. O loteamento dos cargos. A relação desonesta entre os poderes na preservação dos privilégios das autoridades”, enumerou. Para fazer o enfrentamento desse problema, o candidato defendeu a criação de “uma espécie de tropa de elite no combate a corrupção”.

Voto facultativo

Dias acredita que os eleitores estão profundamente decepcionados com a política devido aos diversos escândalos e promessas não cumpridas. “A política no Brasil apodreceu. É preciso separar o joio do trigo e há dificuldade nessa separação. Certamente, é por isso que há desalento”, disse. Nesse contexto, ele defendeu o fim do voto obrigatório. “Eu sou favorável ao voto facultativo, porque eu defendo o direito do eleitor de sequer sair de casa se achar que não existe um candidato à altura das suas convicções e expectativas”, justificou.

Maioridade penal

O candidato também quer reduzir a idade em que jovens podem ser punidos como adultos, atualmente em 18 anos. “Especialmente para evitar que os responsáveis por crime hediondo, que são os criminosos mais perversos que temos, se utilizem de adolescentes, de menores, como para-choque para os seus crimes, já que a impunidade prevalece na adolescência”, ressaltou. Segundo ele, mais de 90% dos brasileiros querem a redução da maioridade penal. "Os exemplos que temos pelo mundo favorecem a tese”, afirmou.

Fonte :EBC.

Leia Ja.

Comentários (0) e Compartilhar

Rede notifica Julio Lossio por infidelidade partidária

Publicado em 19/09/2018 às 21h00
Lossio recebeu apoio do Coronel Meira (PRP) e Gilson Machado Neto (PSL) teve comportamento repudiado pela executiva nacional da sigla
Lossio recebeu apoio do Coronel Meira (PRP) e Gilson Machado Neto (PSL) teve comportamento repudiado pela executiva nacional da siglaFoto: Raquel Eblaus

O candidato ao Governo de Pernambuco, Julio Lossio, foi notificado pela executiva nacional da rede Sustentabilidade e precisará se explicar sobre a abertura de seu palanque para apoiadores do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), bem como sobre suas declarações e participações em eventos públicos com materiais de campanha em apoio ao capitão da reserva, o que configuraria infidelidade partidária. 

Apesar do seu partido ter candidatura própria à presidência, a de Marina Silva, Lossio tem se aproximado de apoiadores de Bolsonaro, inclusive num almoço que participou, nesta quarta (19), acompanhado do Coronel Meira (PSL), Gilson Machado (PSL) e do seu candidato a vice, Luciano Bezerra, em restaurante do Derby. No evento, um banner com a foto de Lossio junto a Bolsonaro, marcava a aliança controversa. Segundo a nota divulgada pela legenda, o "candidato poderá ser expulso da Rede e ter o seu registro de candidatura cancelado na Justiça Eleitoral".

Confira a nota, na íntegra: 

"A Rede Sustentabilidade notificou, nesta quarta-feira (19), o candidato ao governo de Pernambuco, Julio Lossio, por infidelidade partidária, depois de realizar aliança não autorizada com candidatos de outra coligação que representam o que há de mais reacionário no Brasil. Lossio terá 24 horas para apresentar sua defesa à Executiva Nacional da legenda. O candidato poderá ser expulso da Rede e ter o seu registro de candidatura cancelado na Justiça Eleitoral.

As manifestações de Lossio foram amplamente publicizadas na mídia nacional e pernambucana, redes sociais, materiais de campanha e eventos políticos, nos últimos dias. Esse tipo de infração está previsto no Estatuto da Rede, que, em suas normatizações, considera ato de infidelidade partidária o candidato que fizer campanha eleitoral para candidatos ou partidos políticos que contrariem as deliberações da Convenção Eleitoral e os interesses partidários da Rede".

Confira o notificação:

Rede notifica Lossio
 
 
 
Fonte: Blog da Folha de PE.
Comentários (0) e Compartilhar

Haddad mais do que dobra o número de intenções de voto no Nordeste, de acordo com Ibope

Publicado em 19/09/2018 às 20h00

Foto: Fábio Vieira/FotoRuaPostulante que encabeça o Partido dos Trabalhadores após a proibição de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Haddad cresceu exponencialmente em intenções de voto na região Nordeste. O número, 13%, que foi apresentado em última pesquisa, divulgada no dia 11 desse mês, cresceu para 31% na última apuração do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em conjunto com o Estado de São Paulo e TV Globo. 

Os demais candidatos não tiveram resultados muito diferentes dos apresentados nas apurações anteriores. Ciro Gomes teve uma leve caída na região, passando de 18% para 17%. No terceiro lugar aparece Bolsonaro (PSL) com 16% das intenções. Com a margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ambos encontram-se empatados.

No estado de Pernambuco, ainda segundo pesquisa Ibope e TV Globo, dessa vez patrocinada também pelo JC, o petista lidera as intenções de votos com 26% - crescendo 16 pontos percentuais desde o último levantamento, divulgado no dia 5 de setembro.  

A pesquisa, registrada como BR-09678/2018 foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro, ouviu 2.506 entrevistados e tem 95% de intervalo de confiança.

Fonte: Diario de PE.

Comentários (0) e Compartilhar

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||