Blog

Gustavo Gouveia faz indicação solicitando a construção de gasoduto entre os municípios de Camaragibe e Carpina

Publicado em 19/04/2019 às 16h00

O deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM), solicitou a viabilização do “Projeto Camaragibe-Carpina”, de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), para construção de uma rede de gasoduto com 49 km entre os municípios de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, e Carpina, na Mata Norte, interligando cinco indústrias e um posto, e impulsionando a instalação de novos empreendimentos na região.

Segundo o parlamentar, o projeto tornará a área mais atrativa com a oferta do gás natural, possibilitando a geração de novos empregos. “Nosso objetivo é interiorizar o desenvolvimento de Pernambuco, despertando o interesse de grandes indústrias. Com a implantação do gasoduto, poderemos oferecer uma matriz energética para os futuros empreendimentos”, explicou.

No Projeto Camaragibe-Carpina cerca de 21 mil metros cúbicos de gás serão deslocados por dia, pela rodovia BR-408, através das cidades de São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paudalho e Carpina, que juntas possuem mais de 400 mil habitantes, atendendo fábricas já situadas na região, como a Mauricéa, Alpargatas e Invivo. Além disso, também poderá viabilizar o Distrito Industrial de Paudalho, oferecendo empregos diretos e indiretos aos moradores da localidade.

Fonte :Blog Ponto de Vista.

Comentários (0) e Compartilhar

Escolha de Miguel Coelho ditará 2020 e 2022

Publicado em 19/04/2019 às 15h00

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, oficializou a sua saída do PSB, partido por onde foi eleito deputado estadual em 2014 e chegou ao atual mandato no executivo em 2016. Aos 28 anos, Miguel governa uma das principais cidades de Pernambuco, mais do que isso, vem conseguindo realizar uma gestão de resultados efetivos que lhe confere significativa aprovação.

A saída do PSB era mais do que esperada, uma vez que o seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, deixou a sigla para ingressar no MDB ainda em 2017, enquanto o seu irmão, o deputado federal Fernando Filho ingressou no DEM já em 2018. Não havia, portanto, mais nenhum clima para que Miguel continuasse no partido, cuja decisão foi tomada apenas nesta semana.

Resta saber qual será a escolha de Miguel, pois ele tem uma infinidade de opções, como DEM, MDB, PSL, PR e PSDB, este último considerado o caminho mais provável devido à possibilidade de assumir a presidência da sigla e representar a sua renovação em Pernambuco.

Se acertar na escolha do partido, Miguel fica tranquilo para tentar a sua reeleição em 2020 e se lograr êxito na empreitada, poderá se tornar uma alternativa para disputar o governo de Pernambuco em 2022, levando em conta a tese de uma mudança geracional que está sendo colocada na política estadual.

Para a disputa de 2022, Miguel terá 32 anos e terá idade suficiente para disputar o governo de Pernambuco, uma vez que a idade mínima é de 30 anos para o cargo. Para construir um projeto visando 2022, Miguel Coelho terá que pensar estrategicamente na escolha partidária e mais do que isso, terá que fazer o dever de casa, sendo reeleito em 2020.

Fenômeno – O deputado federal Túlio Gadêlha está prestes a alcançar a marca de 1 milhão de seguidores em todas as suas redes sociais. O parlamentar tem suplantado nomes tradicionais da política, o que poderá lhe garantir capital político para disputar a prefeitura do Recife em 2020. M

Ônibus – Em nome da bancada federal de Pernambuco, o deputado Fernando Monteiro (PP) entregou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a emenda definida pelo grupo para a área da Educação. Ele esteve com o diretor de Gestão, Articulação e Projetos, Leonardo Leão, e apresentou a prioridade, que é a aquisição de 141 ônibus escolares para os municípios do Estado.

Governador – Não é só Miguel Coelho que está mirando a sucessão de Paulo Câmara em 2022, o deputado federal Silvio Costa Filho não deverá disputar a prefeitura do Recife em 2020 para se preparar para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas em 2022.

Anderson Ferreira – Outro nome que é lembrado pela oposição para disputar o governo de Pernambuco em 2022 é o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. Se lograr êxito na reeleição, dificilmente o gestor ficará de fora da disputa em 2022.

RÁPIDAS

Vale FM – O programa Cidade em Foco, que é retransmitido por um pool de emissoras que compõem a Rede Agreste de Rádio, comandado por Alberes Xavier, ganha o reforço da Rádio Vale FM 91,7. O programa recebe semanalmente os nossos comentários políticos.

Boa Páscoa – Desejo a todos os leitores do blog uma excelente Páscoa. Que o verdadeiro sentido da Semana Santa seja sempre lembrado. Voltaremos com a nossa coluna na próxima segunda-feira!

Inocente quer saber – Como o eleitorado de Araripina receberá a aliança de Raimundo Pimentel, Bringel e Lula Sampaio?

Fonte :Blog do Edmar Lira.

Comentários (0) e Compartilhar

Governo faz novas mudanças no Ministério da Educação

Publicado em 19/04/2019 às 14h00

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, exonerou nesta quinta-feira (18) o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Paulo Cesar Teixeira / Marcelo Camargo / Agência BrasilO ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, exonerou nesta quinta-feira (18) o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Paulo Cesar Teixeira

Marcelo Camargo / Agência Brasil
ABr
 

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, exonerou nesta quinta-feira (18) o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Paulo Cesar Teixeira e Ricardo Machado Vieira, que era assessor especial do ministro da Educação. As demissões foram publicadas no Diário Oficial da União.

Vieira foi nomeado secretário-executivo do MEC no final de março, na gestão do então ministro Ricardo Vélez.  Quando o atual ministro, Abraham Weintraub, assumiu, anunciou que o cargo seria ocupado por Antonio Paulo Vogel de Medeiros.

Já Teixeira pediu demissão também no final do mês passado, quando o então presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues, foi exonerado. A demissão, que foi oficializada hoje, ocorreu após o anúncio de que a avaliação da alfabetização não seria realizada este ano, mas apenas em 2021. Logo apóis, o MEC revogou a medida que definia o adiamento.

Entre outras atribuições, a diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Novo Ministro

Weintraub assumiu a pasta no último dia 9. A gestão do ex-ministro Ricardo Vélez foi marcada por polêmicas e pela troca de pelos menos 10 cargos do alto escalão do ministério e órgãos vinculados 

Na cerimônia de posse, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que Weintraub terá liberdade para escolher a equipe de sua pasta.

Fonte : JC.

Comentários (0) e Compartilhar

Ministro Alexandre de Moraes cada vez mais isolado no STF

Publicado em 19/04/2019 às 13h00

  • Após ter ordenado à revista “Crusoé” e ao site “O Antagonista” que retirasse do ar uma matéria que deixa em maus lençóis o presidente do STF, Dias Toffoli, o ministro Alexandre de Moraes foi encarado como “censor” e continua levando pancada da comunidade democrática do país.
  • Além disso, não recebeu até agora a solidariedade de nenhum ministro da Suprema Corte, pois sua decisão é flagrantemente inconstitucional.
  • Nesta quinta-feira santa (18), quem se pronunciou contra o pobre do Alexandre foi o decano do STF, ministro Celso de Mello.
  • Com a autoridade moral de que se encontra investido, Celso de Mello divulgou mensagem afirmando que qualquer tipo de censura, mesmo aquela ordenada pelo Poder Judiciário, é “prática ilegítima”, “intolerável” e constitui “verdadeira perversão da ética do Direito”.
  • “O Estado não tem poder algum para interditar a livre circulação de ideias ou o livre exercício da liberdade constitucional de manifestação do pensamento ou de restringir e de inviabilizar o direito fundamental do jornalista de informar, de pesquisar, de investigar, de criticar e de relatar fatos e eventos de interesse público, ainda que, do relato jornalístico, possa resultar a exposição de altas figuras da República!”, escreveu o decano do STF.
  • Ele entende também que “a prática da censura, inclusive da censura judicial, além de intolerável, constitui verdadeira perversão da ética do Direito e traduz, na concreção do seu alcance, inquestionável subversão da própria ideia democrática que anima e ilumina as instituições da República!”
  • O ministro Marco Aurélio, o mais liberal da Suprema Corte, além do ex-ministro Carlos Ayres Britto já haviam se posicionado na mesma direção.
  • Com isto, Alexandre de Moraes vai se isolando no STF e corre o risco de ver sua decisão anulada pela maioria do plenário da Corte.
  • O presidente Dias Toffoli, que, segundo as reportagens, teria feito parte do esquema de propina da Odebrecht, não deu até agora qualquer explicação satisfatória sobre a denúncia.
  • Limitou-se a dizer que a decisão do ministro Alexandre de Moraes teve por finalidade defender e preservar as instituições democráticas.
  • Depois de passar a semana levando pancada, Alexandre de Moraes revogou o seu “edito proibitório”. Não resistiu à paulada que lhe foi desferida pelo decano Celso de Mello.

É isso aí.

DE PEITO ABERTO

Líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Marco Aurélio (PRTB) foi o único até agora que teve coragem de avaliar positivamente os cem primeiros dias de gestão do presidente Jair Bolsonaro, comparando-os com os mil dias do governo do governador Paulo Câmara (PSB). Ele disse que o presidente cumpriu as 35 metas prometidas durante a campanha, ao passo que o governador “não conseguiu implantar o bilhete único, não concluiu o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe, não construiu os 20 Centros Comunitários da Paz (Compaz), não reforçou o Programa Atitude, não construiu os quatro hospitais prometidos no interior, nem duplicou o trecho da BR-232 que vai de São Caetano a Arcoverde.

FESTIVAL DO JEANS

Já tiveram início os preparativos para a realização do 18ª Festival do Jeans de Toritama, que será realizado de 2 a 4 de maio no estacionamento do Parque das Feiras, às margens da BR-104. A área tem cerca de três mil metros quadrados e começou a ser montada no início desta semana para receber os 55 stands que irão abrigar cerca de 20 marcas. O festival vai das 14h às 23h, com entrada gratuita e 10 desfiles diários, sempre a partir das 18h30.  O prefeito Edilson Tavares (MDB) dará as boas vindas aos convidados ao lado do deputado federal Raul Henry (MDB).

GENERAL SUBSTITUI GENERAL

O ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS), nomeou o general Décio dos Santos Brasil para substituir o também general Marco Aurélio Costa Vieira no cargo de secretário especial do Esporte. O convite ao general Décio passou pelo crivo do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e do próprio presidente Jair Bolsonaro. O general Marco Aurélio atuou como diretor-executivo de Operações dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas seu desempenho à frente da Secretaria Especial do Esporte era considerado pelo ministro “insatisfatório”.

BATENDO ÀS PORTAS

Depois de ter recebido, em Petrolina, nos últimos 8 dias os ministros Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) e Tereza Cristina (Agricultura), o prefeito Miguel Coelho (sem partido) continua cercando o governo federal por mais recursos. Foi recebido em Brasília, esta semana, pelos ministros Luiz Fernando Mandetta (Saúde) e Abraham Weintraub (Educação). Nada melhor do que ter um pai senador, Fernando Bezerra Coelho (MDB), e líder do governo na Câmara Alta, para abrir portas.

QUERO NÃO, OBRIGADO!

O capitão-presidente da República, Jair Bolsonaro, é um político imprevisível. Agradeceu a iniciativa do governador de Minas, Romeu Zemma (PHS), de conceder-lhe a Medalha da Inconfidência, mais alta comenda do Estado, no próximo dia 21, em Ouro Preto, mas não irá recebê-la. Alegou “compromissos familiares”. Vários pernambucanos possuem esta Medalha, entre eles Marco Maciel, Roberto Magalhães, Eduardo Campos e Fernando Lyra.


“SE SAIR, VOLTO PRA PRAIA”, DIZ O VICE

O general e vice-presidente da República, Hamilton Mourão, reagiu com bom humor à iniciativa do deputado Marco Feliciano (POD-SP) de protocolar na Câmara o seu pedido de impeachment por suposta conspiração contra o presidente Bolsomaro. “Se prosperar, eu volto para a praia”, disse o ex-presidente do Clube Militar, que mora no Rio de Janeiro. O deputado-pastor não gostou do fato de o general ter curtido um comentário da jornalista Rachel Sheherazade (SBT) segundo o qual o vice é a melhor opção para governar o Brasil.

RANKING DA LIBERDADE

A ONG “Repórteres Sem Fronteiras” divulgou nesta quinta-feira )18) o “ranking” da liberdade de imprensa no mundo neste ano de 2019. O levantamento afirma que o Brasil perdeu três posições em relação ao “ranking” anterior, estando agora na 105ª posição dentre os seus 180 países avaliados. Na América do Sul, o Brasil ganha apenas da Bolívia (113ª), Colômbia (129ª) e Venezuela (148ª).

PAGAMENTO ANTECIPADO

O presidente da Câmara Municipal de Olinda, vereador Jorge Federal (PR), antecipou para esta quinta-feira (18) o pagamento do mês de abril aos funcionários da Casa, ao mesmo tempo em que anunciou que a primeira parcela do 13º salário será creditada no próximo mês de junho. Federal administra uma das Câmaras mais enxutas de Pernambuco e por isso pôde dar-se ao luxo de fazer esses dois anúncios.  

PREVIDÊNCIA PRIVADA

Durante reunião mensal, em Petrolina, do Conselho Regional da Fiepe (Federação das Indústrias), discutiu-se a reforma da previdência e as vantagens e desvantagens da previdência privada. A palestra “Como montar e gerir sua própria previdência privada” foi proferida pelo engenheiro e consultor Eurico Pedrosa. Embora da terra, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) não foi convidado para o evento. O partido a que pertence, PSB, vai apresentar um “voto em separado” na CCJ da Câmara Federal, contra a reforma. Também filho da terra, o deputado Fernando Filho (DEM) é a favor da reforma.

Fonte: Blog de Inaldo Sampaio.

Comentários (0) e Compartilhar

João Paulo segue na disputa em Jaboatão, diz PC do B

Publicado em 19/04/2019 às 12h00
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Thiago Modenesi

Presidente do PCdoB – Jaboatão dos Guararapes, 
membro da Comissão Política Estadual do PCdoB

Li notícia de que tudo estaria certo para o deputado João Paulo ser candidato de nosso partido na cidade de Olinda.

Gostaria de explicitar que não há nada decidido acerca disso. Nosso deputado é um nome metropolitano, palatável em Recife, Olinda, Jaboatão ou Paulista.

Nosso partido em Jaboatão dos Guararapes, pelo qual aqui escrevo como presidente, mantém o debate por uma possível pré-candidatura do deputado João Paulo a prefeitura de nossa cidade, inclusive com agendas de plenárias e reuniões públicas nesse sentido, na busca de uma ampla aliança que construa alternativas as forças que hoje dirigem o município.

Tal decisão só será tomada no prazo determinado pela lei, debatida amplamente com nossa militância e com a sociedade, e em função da busca da mais ampla frente de nosso campo, mas reafirmo aqui que João Paulo segue na disputa em Jaboatão.

Fonte :Blog de Jamildo.

Comentários (0) e Compartilhar

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||