A estranha aliança de Jarbas e Humberto

Publicado em 14/06/2018 às 15h15

O pré-candidato a senador e deputado federal Jarbas Vasconcelos admitiu pela primeira vez a hipótese de ser candidato numa chapa contendo Humberto Costa para o Senado encabeçada pelo governador Paulo Câmara e que não teria problemas de pedir votos para aquele que foi um dos seus mais ferrenhos adversários. A declaração do ex-governador ocorre meses depois de dizer que não tinha nenhum problema a entrada do PT na Frente Popular.

As palavras de Jarbas causaram um verdadeiro frisson, com uma perplexidade no meio político tão elevada quanto a retomada da aliança com Eduardo Campos em 2012. Jarbas e Eduardo passaram exatos 20 anos afastados por conta da disputa de prefeito de 1992 e se reconciliaram exatamente no período em que lançaram juntos Geraldo Julio para prefeito. A aliança naquela época apesar de causar muitos comentários foi bem assimilada pelo meio político e também pela sociedade, sobretudo porque nenhum dos dois eram candidatos na ocasião, o que facilitou muito a retomada das relações entre os dois.

Nas eleições de 2018 a aproximação de Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa traz um fato mais relevante do que a retomada das relações de Jarbas com Eduardo. Isso porque Jarbas e Humberto sempre estiveram em lados opostos na política estadual e nacional, tendo sido senadores juntos entre 2011 e 2014 e não houve qualquer possibilidade de acordo político durante a atuação conjunta no Senado.

Jarbas e Humberto se enfrentaram por duas ocasiões. Na primeira, em 1992 para prefeito do Recife, Jarbas saiu vitorioso. Em 2002 tentando a reeleição de governador, Jarbas impôs nova derrota a Humberto Costa. Indiretamente eles disputaram em palanques opostos também em 1998 quando Humberto tentou o Senado e Jarbas o governo e em 2010 quando Jarbas novamente disputou o governo e saiu derrotado e Humberto acabou se elegendo senador na chapa de Eduardo Campos.

Caso se confirme as candidaturas de Jarbas e Humberto para o Senado na chapa de Paulo Câmara, estaremos diante da mais estranha aliança que a política já promoveu, pois o PT queria ver o diabo mas não queria saber de Jarbas, enquanto os peemedebistas, inclusive o próprio Jarbas, sempre foram muito ácidos contra o PT.

A aliança está combinada entre eles e caminha a passos largos para se concretizar, falta somente o detalhe de combinar com o povo, que poderá dar uma dura resposta a esta aliança de ocasião que tem a finalidade única e exclusiva de ganhar a eleição sem qualquer alinhamento ideológico e pessoal. Dizem que o povo não pensa, mas o povo pensa.

Candidatíssimo – Após ter seu registro de candidatura cassado em 2016 e ver anulada a sua vitória para prefeito de Ipojuca, Romero Sales só tem motivos para comemorar. O Superior Tribunal de Justiça o absolveu, garantindo assim a possibilidade dele ser candidato a deputado estadual. Com sua postulação um PTB ganha um importante nome para chegar à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

São João – O pré-candidato a deputado federal André Siqueira (Patriota) prestigiou o lançamento do São João de Olinda ao lado do prefeito Professor Lupércio (Solidariedade). Há 14 anos a cidade não tinha festividade no período junino e agora em 2018 terá a oportunidade de comemorar um festejo típico do Nordeste.

Troca – Ao receber duras críticas de Daniel Coelho pela sua aliança com Humberto Costa, o deputado federal Jarbas Vasconcelos sem fugir ao seu estilo ácido, disse que Daniel Coelho trocava de partido como quem troca de roupa. Em apenas 14 anos de vida pública Daniel já está filiado ao seu terceiro partido. Já foi PV, PSDB e agora está no PPS.

Araripina – O governador Paulo Câmara estará, nesta quinta-feira, no Sertão do Araripe para, entre outras atividades, comandar ações no âmbito da educação e da agricultura familiar. Em Araripina, Paulo irá conduzir mais uma edição da Caravana da Educação e Pactuação de Metas 2018. Ainda no município, o governador entregará 203 títulos de propriedade, que beneficiarão 203 famílias, totalizando um investimento de R$ 203 mil. A deputada Roberta Arraes (PP) acompanhará o governador durante sua passagem pelo Araripe.

RÁPIDAS

Silvio Costa – Está cada vez mais latente o distanciamento político de Silvio Costa em relação a Armando Monteiro. Não deverá chegar a rompimento, pois eles possuem uma boa relação pessoal, mas Silvio pretende ser senador e não encontrou sinalização de Armando para construir esta candidatura na chapa do petebista.

Visita – O pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, deverá oficializar nos próximos dias a sua vinda a Pernambuco para conhecer o São João de Caruaru e o de Petrolina. O de Caruaru ele recebeu o convite de Raquel Lyra, enquanto o de Petrolina o convite partiu do senador Fernando Bezerra Coelho.

Inocente quer saber – André Ferreira será candidato a senador em qual chapa nestas eleições?

Fonte : Blog Edmar Lyra

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||