Alepe tem sete pretendentes ao cargo de presidente

Publicado em 05/07/2018 às 13h00

Os doze anos de hegemonia de Guilherme Uchoa no comando da Casa Joaquim Nabuco deram a impressão de que não havia outro deputado com envergadura para ocupar o posto, uma vez que todas as vezes que ele disputou venceu com significativa maioria. Porém, após sua morte e a vacância do cargo, muitos deputados se movimentam discretamente ou abertamente no sentido de ocupar o posto, uma vez que compete ao presidente comandar uma Casa com orçamento quase bilionário e que lhe confere muito poder e prestígio, vide o próprio Guilherme e o ex-presidente Romário Dias que comandaram o Poder Legislativo por quase duas décadas.

No PSB surgem três nomes que aparecem com algum tipo de expectativa de disputa. Além de ser o partido do governador, o PSB já sonhava com este cargo desde 2015 quando ensaiou colocar Waldemar Borges para o posto e acabou tendo que se submeter a mais dois mandatos de Guilherme porque não tinha votos suficientes para derrotá-lo. O próprio Waldemar surge como uma alternativa quase quatro anos depois por conta da sua forte ligação com o Palácio, o que facilitaria a vida do governo nesta reta final. Waldemar já foi presidente da Câmara do Recife e goza de muito prestígio junto ao governador. Pesa contra ele a falta de relação com a Casa, que foi um de seus obstáculos em 2015 e que segue lhe atrapalhando, de acordo com vários deputados.

O líder do governo Isaltino Nascimento também é tido como alternativa palaciana. Bom de discurso e com excelente trânsito na Casa, pesa contra ele a questão eleitoral. Ele ficou na suplência em 2014 assumindo apenas em 2017 o mandato. Muitos avaliam que sua escolha poderia abrir uma divergência na base do governo, pois outros nomes se consideram mais legitimados eleitoralmente e até politicamente do que ele para o posto. O terceiro socialista lembrado é o ex-secretário da Casa Civil Nilton Mota. Ele teve dificuldades de diálogo com a Casa quando comandava a Agricultura e na Casa Civil os deputados avaliam que ele não correspondeu às expectativas. Mas esses fatores poderiam ser relevados se ele não estivesse no primeiro mandato, e se tivesse vivenciado a Casa por mais tempo. Assim como Isaltino, muitos avaliam que existem outros nomes com maior bagagem para o posto.

De outros partidos surgem mais quatro nomes, sendo dois do PP, um do PSD e outro do Solidariedade. O nome do PSD é um velho conhecido da Casa, trata-se do deputado Romário Dias que sonha acordado com a presidência e voltar ao cargo mais importante que já ocupou em sua vida seria extraordinário para quem um dia deixou a política para ser integrante do Tribunal de Contas. Romário goza de prestígio entre os pares, mas segue longe de ser uma unanimidade. Não deve ser subestimado, mas se a disputa fosse hoje poderia enfrentar dificuldades devido já ter ocupado o posto por seis anos.

O deputado estadual Alberto Feitosa é um nome qualificado, com bom trânsito na Casa, e que já teve passagens pelo executivo com expressiva aceitação. Filiado ao Solidariedade, Feitosa poderia representar a amarração do partido na base de Paulo Câmara e facilitar a interlocução com a oposição, uma vez que nem seria um nome totalmente palaciano como os três nomes socialistas nem alguém que já ocupou o cargo como Romário. Pesa contra ele ser de um partido que tem apenas um deputado na Casa, ele próprio, e que poderia repetir Guilherme quando foi eleito sendo de um partido com uma bancada pequena, o que já foi motivo de críticas na época.

Por fim, dono da maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o PP aparece com dois nomes. Um é o deputado Cleiton Collins, presidente em exercício da Casa, e que por três eleições seguidas é o mais votado para a Alepe, com chances reais de repetir o feito em outubro. Por ser do segmento religioso, há deputados que não concordam com a indicação, uma vez que poderia misturar a sua crença com o comando da Casa causando ruídos com setores da sociedade. O outro nome é o do deputado Eriberto Medeiros, que é muito habilidoso, tendo excelente trânsito na Casa, e que já está com o bloco na rua para ser deputado federal. Há quem ressalve sua escolha pelo fato de sentado na cadeira de presidente poder reconsiderar disputar um mandato de federal e tentar a reeleição, o que faria dele um nome forte para seguir presidindo a Casa em 2019.

Não será fácil para a Casa fechar a conta, uma vez que aquele que sentar na cadeira terá muitos poderes durante a eleição de outubro e será fundamental na equação da nova mesa em fevereiro de 2019, tendo elevadas chances de seguir no posto por pelo menos um biênio. Nos próximos dias estará em jogo a escolha daquele que ascenderá a um grande protagonismo na política estadual, e mesmo que negue, lutará para ter a mesma relevância e todo o poder que Guilherme representou no período que foi presidente.

Habitação –  A Prefeitura do Recife recebe nesta quinta-feira a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), do Governo Federal, de dois terrenos para Habitação de Interesse Social no Recife. A solenidade acontece no gabinete do prefeito Geraldo Julio a partir das 16h30. A Concessão de Direito Real de Uso possibilita que o município regularize as unidades habitacionais já existentes em nome das famílias beneficiadas. Elas ficam aptas a receber o título de posse de suas casas – documento que garante a propriedade definitiva do imóvel. A formalização da concessão também é necessária para o município no caso de conjuntos habitacionais a serem construídos financiados pelo Minha Casa, Minha Vida.

Estadual – Crescem as chances de Guilherme Uchoa Junior ser candidato a deputado estadual em vez de federal. Além de ficar mais perto para dar suporte a sua família, a eleição de estadual para ele seria mais tranquila do que a de federal. Com as duas estruturas organizadas, se for para estadual, Junior terá condições de ampliar os votos que seu pai teria. Já indo para federal deveria se eleger, mas com riscos de reduzir sua perspectiva de votação, uma vez que quem votava em Guilherme não tendo um nome para o seu lugar poderá se dissipar mais rapidamente. Na condição de estadual, Junior poderá refazer dobradinhas que ampliem de forma significativa sua votação.

Camaragibe – O deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) receberá o Título de Cidadão Camaragibense, nesta quinta-feira. A cerimônia será realizada na Câmara Municipal de Camaragibe, às 19h.Em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o deputado Marinaldo Rosendo destinou mais de três milhões (R$ 3.592.000,00) para a aquisição de esquipamentos de saúde, pavimentação, ambulância, consultório odontológico, custeio de saúde, atenção básica e eventos.

Aeroporto – O deputado federal Felipe Carreras deu entrada, nesta quarta (06), no Tribunal de Contas da União (TCU), com um pedido de retirada do Aeroporto do Recife do lote Nordeste que será privatizado até o final do ano, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O mesmo pedido foi protocolado junto à própria Anac, que está à frente do processo ao lado da Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes. A intenção de Carreras é barrar o processo e evitar que o equipamento pernambucano seja entregue à iniciativa privada junto com os aeroportos de Juazeiro do Norte, João Pessoa, Campina Grande, Aracaju e Maceió. Isso porque a realidade do terminal recifense é completamente diferente das demais.

RÁPIDAS

Progressistas – O deputado federal e presidente do Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte, define data para a realização da Convenção Estadual, que acontecerá no dia 5 de agosto. O evento ocorrerá das 15h às 17h na Sede do partido, localizada no Pina. A expectativa é de eleger uma grande bancada e escolher os candidatos para deputado estadual, deputado federal, senador e governador, além de liberação de possíveis coligações.

Convenção – Devido à escolha do dia 4 de agosto para a realização da Convenção Nacional do Partido da República (PR), o deputado federal e presidente estadual do PR, Sebastião Oliveira, decidiu realizar, em 5 de agosto, dia seguinte ao evento de Brasília, a Convenção Estadual da sigla. Em Pernambuco, os republicanos vão se reunir, na sede de partido, às 10h.

Inocente quer saber – Qual deputado reúne as melhores condições de ser presidente da Alepe?

Fonte : Blog Edmar Lyra.

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||