Bancada federal aposta que Marília será candidata

Publicado em 10/10/2019 às 15h00

O sentimento predominante entre a bancada federal pernambucana é de que a deputada Marília Arraes desta vez terá maiores condições de viabilizar sua candidatura à prefeitura do Recife em 2020, diferentemente de 2018 quando teve sua candidatura ao Palácio do Campo das Princesas rifada pelo PT por conta da conjuntura nacional.

A conta é simples, é que diferentemente de 2018 quando havia uma conjuntura nacional que direcionou a formalização de alianças, em 2020 a eleição municipal prevalece a lógica local, e o PT baixou uma resolução para que o partido tenha candidaturas próprias nas principais cidades do Brasil, inclusive Recife.

Em se confirmando a colocação de Marília Arraes como candidata a prefeita do Recife, outros partidos da Frente Popular como MDB, PP e PSD passam a ter um valor significativo para as eleições de 2020. Pois o PSB teria que fazer um reposicionamento político e reestruturar sua política de alianças, cuja prioridade ainda é a junção com PT, PCdoB e PDT.

Isso pode reconfigurar a correlação de forças na Frente Popular e na divisão de espaços nas gestões do PSB tanto no estado quanto na capital pernambucana. Marília, que atualmente é a principal opositora de João Campos, pode ser novamente a balizadora de uma eleição majoritária, tal como foi nas eleições de 2018.

Anticrime – O Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou, nesta quarta-feira (9), a decisão cautelar que suspendeu a campanha publicitária sobre o pacote anticrime, proposto pelo ministro Sergio Moro, que está em discussão na Câmara dos Deputados. A votação ficou em 6 a 2 contra a campanha. O relator, ministro Vital do Rêgo, disse que o governo não comprovou a utilidade pública da propaganda.

Crédito popular – O governador Paulo Câmara lançará, nesta quinta-feira, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o Programa de Crédito Popular, com o objetivo de ajudar na geração de emprego e renda ao fornecer microcrédito para empreendedores formais e informais. O Programa disponibilizará linhas de financiamento de até R$ 3 mil, com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês, mais reduzidas que as cobradas pelo mercado.

Abuso – As associações do Ministério Público protocolaram, nesta quarta-feira (9), uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra dispositivos da Lei de Abuso de Autoridade. Uma coletiva de imprensa está marcada para 10 de outubro e um ato nacional foi convocado para 5 de novembro em todos os Estados do país. O objetivo é alertar autoridades públicas e sociedade sobre supostos “riscos de intimidação da magistratura e do Ministério Público que a nova lei representa”.

Prestígio – Deputado federal por dois mandatos, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira esteve em Brasília para tratar de assuntos do seu município. Quando parlamentar, Anderson construiu excelentes relações na capital federal e sempre que era visto por colegas parlamentares foi bastante festejado.

RÁPIDAS

Audiência de custódia – O deputado federal Sebastião Oliveira apresentou um Projeto de Lei que acaba com a audiência de custódia. Para o parlamentar, o instrumento traz prejuízo ao estado.

Cancelamento – A aprovação do PLN 18 ontem pelo Congresso Nacional teve o cancelamento de diversas emendas de bancada apresentadas pelos deputados e senadores pernambucanos. A medida resultou em quase R$ 70 milhões de emendas canceladas.

Inocente quer saber – Bolsonaro vai fundar um partido para as eleições de 2020?

Fonte : Blog Edmar Lyra.

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||