Bertini: encontros com Guedes, mas sem convite para ministério

Publicado em 30/11/2018 às 14h00
O produtor pernambucano Alfredo Bertini teve reuniões recentes com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes
O produtor pernambucano Alfredo Bertini teve reuniões recentes com o futuro ministro da Economia, Paulo GuedesFoto: Divulgação

Após ter o nome ventilado para encabeçar, eventualmente, um Ministério da Cultura no governo Jair Bolsonaro, o pernambucano Alfredo Bertini, economista, pesquisador, autor e gestor público e privado, com 25 anos de atuação na Cultura, confirmou ter participado de reuniões com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. Em nota, Bertini realça, no entanto, que o intuito de ir à mesa com Guedes foi o de “passar-lhe sugestões técnicas que mostrassem, a ele e à equipe, a importância econômica não só desse setor, como de áreas outras da Economia Criativa, como foram os casos de Turismo e Esporte”. Anteontem, a assessoria do governo de transição anunciou a escolha do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) para comandar o Ministério da Cidadania, a ser criado. A referida pasta deve reunir Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura. Nos documentos técnicos entregues por Bertini a Paulo Guedes, o produtor do setor audiovisual tratara de destacar “que, na impossibilidade de manter os ministérios isolados, uma junção dessas três áreas, embasada pelo viés econômico, significaria um avanço importante no conceito moderno de indústria para o Pais”. Ainda no texto assinado por Bertini, ontem, sobre a questão da Cultura, ele registra que sua “participação se restringiu apenas a essas conversas e à entrega do dito documento, não representando daí quaisquer compromissos entre as partes”. Bertini ainda disse reagir “com surpresa e agradecimento às manifestações de apoio às ideias oriundas de representantes desses setores e também de outros nomes do Nordeste, desde já informando que não houve de integrantes do Governo nenhuma resposta, seja na forma de novas opiniões ou convites”. Bertini foi, em 2016, titular da Secretaria Nacional do Audiovisual, vinculada ao Ministério da Cultura, e, por muitos anos, comandou a produção do Cine PE. Hoje, ele recebe, no Recife, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. Do Nordeste, têm partido críticas à ausência de um nome da região no ministério de Bolsonaro. 

Tela com ministro da Cultura
A convite de Sandra e Alfredo Bertini, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e o Diretor-Presidente da Ancine, Christian de Castro Oliveira, desembarcam na Capital pernambucana, hoje, para a cerimônia de encerramento da primeira edição do TELA - Tecnologia, Entretenimento, Linguagens e Audiovisual.

Gravando > O evento de fomento ao mercado visual no Norte Nordeste reuniu executivos de mídias digitais, programadores, produtoras, compradores de conteúdo e distribuidoras no Recife.

Embargos > José Queiroz protocolou, ontem, no TRE, embargos de declaração contra a rejeição da sua prestação de contas. O documento, assinado pela advogada Diana Câmara, sugere a apreciação de elementos esclarecedores, "de modo que sua apreciação, certamente, remeterá a um julgamento pela aprovação".
 
Asfalto 1 - Em cautelar, ontem, o ministro Bruno Dantas, do TCU, bloqueou recursos federais para a recuperação da BR-101. Aponta graves falhas na execução da obra do Governo do Estado. Orçada em R$ 223 milhões, ela já teve R$ 125 milhões liberados pela União.
 
Asfalto 2 - Em nota, a Secretaria de Transportes informou que "trabalha em conformidade com as orientações dos órgãos de controle” e “já tomou as providências necessárias para resolver”.
 
Prestando contas - Pelo segundo ano consecutivo, o vereador do Ivan Moraes realiza prestação de contas do mandato: com quais causas se envolveu e como gastou os recursos que tem à disposição. Vai listar o que fez, hoje, às 17h, no Pátio de São Pedro. E contará com apresentações musicais de artistas que toparam se apresentar de forma voluntária na ocasião.

 

Fonte : Folha de PE.

 

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||