Chapão do PSB para estadual pode salvar quase todo mundo

Publicado em 11/09/2018 às 10h00

A Frente Popular de Pernambuco para deputado estadual composta por PSB, PSD e MDB terá quatorze deputados estaduais de mandato tentando a reeleição, são eles: Aluisio Lessa, Adalto Santos, Clodoaldo Magalhães, Diogo Moraes, Francismar Pontes, Isaltino Nascimento, Joaquim Lira, Laura Gomes, Lucas Ramos, Rodrigo Novaes, Romario Dias, Simone Santana, Tony Gel e Waldemar Borges. Além deles, surgiu o nome de Aglailson Victor, portanto serão quinze nomes na disputa após a saída de Nilton Mota e Marcantonio Dourado, que desistiram da reeleição.

Com um puxador do quilate de Adalto Santos que obteve quase 160 mil votos em 2014 e deverá repetir a votação, a Frente Popular ainda conta com dois nomes com potencial para 80 mil votos que são Rodrigo Novaes e Aglailson Victor, três com potencial para até 70 mil votos, que são Lucas Ramos, Clodoaldo Magalhães e Francismar Pontes, e nomes que ficam entre 50 e 60 mil votos como Joaquim Lira, Diogo Moraes, Simone Santana e Aluisio Lessa. Tony Gel, Waldemar Borges, Romário Dias, Laura Gomes e Isaltino Nascimento ficam com votações entre 35 e 50 mil votos, o que permite por baixo 950 mil votos e garante onze vagas de imediato para a Frente Popular.

Porém ainda existem outros nomes como Ana Callou, Paulo Dutra, Creusa Pereira, Gleide Angelo, Sivaldo Albino, João Suassuna e outros candidatos a deputado que devem ajudar a consolidar pelo menos mais duas vagas, e na melhor das hipóteses garantir mais uma vaga a depender do crescimento de Paulo Câmara até a reta final bem como o voto de legenda que poderá ajudar nesta consolidação. Se forem garantidas treze vagas, serão quinze nomes com potencial de votos para ficar apenas dois de fora. Se porventura sacramentar a décima quarta vaga, apenas um nome ficará de fora dos eleitos para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Ainda que um ou dois nomes com chances fiquem sem mandato, se Paulo Câmara for reeleito conforme as duas pesquisas divulgadas recentemente, Ibope e Datafolha, apontaram, existe uma forte possibilidade de dois nomes serem convocados para o executivo tal como ocorreu em 2015 quando Paulo Câmara convocou Nilton Mota e Geraldo Julio chamou Alberto Feitosa, e esses suplentes terão todas as condições de assumir o mandato em quase sua totalidade.

Apesar da redução de 26 eleitos do chapão da Frente Popular em 2014 para 13 ou 14 em 2018, é plausível afirmar que na hipótese da reeleição de Paulo Câmara, os deputados que ficaram no chapão do PSB saíram num grande lucro e por isso todo mundo que ficou nesta chapa está entrando na disputa na mais absoluta tranquilidade.

Boato – Ganhou força nos últimos dias o boato que Bruno Araújo iria desistir da disputa pelo Senado por estar com apenas um dígito nas pesquisas. A informação seria de que ele estaria sendo pressionado pelos seus prefeitos para desistir da majoritária e abrir a vaga para André Regis que trocaria de posição com ele.

Negativa – Mesmo com prazo até o dia 17 para realizar uma eventual troca de candidatura, Bruno Araújo refutou a informação e disse que quem faz esse tipo de especulação não o conhece direito. Segundo o tucano, ele seguirá na majoritária de Armando Monteiro com a sua intensa campanha para chegar à Câmara Alta.

Confirmação – Em entrevista ao Programa do Bocão na Rádio Clube, o prefeito de Camaragibe Demóstenes Meira confirmou o áudio que circulava no WhatsApp a respeito da sua exigência aos cargos comissionados para votarem em Alvaro Dias, Armando Monteiro, Jarbas Vasconcelos, Silvio Costa, Marinaldo Rosendo e Aluisio Lessa sob pena de exoneração. Meira também convidou o Tribunal de Contas e o Ministério Público a acompanharem as licitações do município pois não tem nada a esconder.

Água no chopp – A deputada estadual Socorro Pimentel e o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, no dia da inauguração do seu comitê, receberam o resultado da última pesquisa que apontou Paulo Câmara com nove pontos de vantagem. Com o desgaste do prefeito e o resultado da pesquisa, o evento de inauguração do comitê ficou aquém da expectativa.

Puxadores – Diferentemente do chapão da oposição, que tem apenas Alvaro Porto com potencial para 70 mil votos, a chapinha do PSC tem Guilherme Uchoa Junior e Manoel Ferreira que juntos possuem potencial para 150 mil votos, deverá eleger até seis parlamentares para a Casa Joaquim Nabuco. Wanderson Florêncio, Diogo Prado, Debora Serafim, Rodrigo Gomes e Antonio Fernando estão despontando com muita força para garantir as três ou quatro vagas restantes.

RÁPIDAS

Supresa – Um nome que poderá surpreender na coligação PRTB/PHS/PSL/PV que tem como expoente o vereador Marco Aurélio para deputado estadual é Fernando Lins (PHS), de acordo com um observador atento do processo eleitoral, Fernando poderá passar dos 20 mil votos e contribuir para que a sigla emplaque a segunda vaga.

Roda Viva – O governador Paulo Câmara e candidato à reeleição é o entrevistado do Roda Viva Pernambuco desta terça-feira na TV Nova Nordeste. Estarei na bancada ao lado de João Alberto, Renata Bezerra de Melo, Sergio Montenegro Filho e outros colegas que entrevistarão o governador na série de sabatinas com os candidatos a governador. O programa começa a partir das 22:15 horas no canal 22.

Inocente quer saber – Mendonça Filho está agindo certo ao agredir seu companheiro de governo Jarbas Vasconcelos no guia eleitoral?

Fonte : Blog Edmar Lyra.

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||