Jair Bolsonaro e o PSL terão peso importante no Recife

Publicado em 04/01/2019 às 11h00

A eleição de 2020 na capital pernambucana onde estará em jogo a sucessão do prefeito Geraldo Julio terá o PSB com a força natural para emplacar o sucessor, devido à exitosa gestão do prefeito, e o PSL do presidente Jair Bolsonaro que ganhou um significativo tempo de televisão, e se tiver um candidato próprio possui grandes chances de polarizar com o nome do PSB.

É importante salientar que no primeiro turno Jair Bolsonaro venceu com 43,14% dos votos válidos no Recife, e no segundo turno, o presidente obteve 47,50% perdendo por uma pequena diferença para Haddad num reduto historicamente petista e que contava com o apoio do prefeito do Recife e do governador reeleito. Esse capital político de Jair Bolsonaro não pode ser desprezado numa eleição que representará 20 anos de PT e PSB se alternando no comando da cidade do Recife.

Mesmo com todo esse capital político e eleitoral, Bolsonaro ainda não tem um nome natural para apresentar em 2020 no Recife. Luciano Bivar por ser filiado ao PSL seria uma possibilidade, porém ele não atinge o perfil de candidato que representaria renovação como alternativa na disputa.

Os deputados federais André Ferreira, André de Paula e Silvio Costa Filho, que integrarão a base do presidente na Câmara dos Deputados, também podem surgir como possibilidade de nomes com o apoio do governo federal mas isso dependerá fortemente da relação que eles construirem com o presidente nestes dois anos que antecedem a disputa municipal. A sorte está lançada, mas está latente que as chances de a hegemonia do PSB no Recife ser quebrada passam completamente pelo governo Bolsonaro, uma vez que a oposição no estado saiu praticamente dizimada das urnas após a derrota de Armando Monteiro par Paulo Câmara ainda no primeiro turno.

Relatoria – Caso o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, seja reeleito em fevereiro, caberá ao líder do PSD indicar o relator da comissão do orçamento de 2020. Como o líder será o deputado federal André de Paula, ele ficará com a incumbência de emplacar um colega para o posto, evidenciando a sua força política em Brasília.

Diogo Moraes – Fundamental na eleição da mesa diretora da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, impondo uma derrota ao prefeito Edson Vieira, o deputado estadual Diogo Moraes tentará a vaga de primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, e por ter bom trânsito com os colegas possui grandes chances de ser eleito e permanecer na mesa.

Baile Municipal – A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, está articulando a volta do tradicional baile municipal de Caruaru. O evento, que ocorrerá em fevereiro, deverá contar com a presença do cantor baiano Bell Marques, que relembrará antigos sucessos do Chiclete com Banana, que tem muito público em Caruaru. A volta do evento e a presença de Bell são dois grandes acertos da prefeita.

Sem chance – Pessoas ligadas ao deputado Mendonça Filho descartam qualquer chance de o comando do Democratas em Pernambuco ser alterado. Elas acreditam que a relação que o ex-ministro tem com a direção nacional é suficiente para continuar comandando o partido mesmo sem mandato a partir de fevereiro.

RÁPIDAS

João Paulo Costa – Como a oposição deverá ficar com três ou quatro presidências de comissões na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual eleito João Paulo Costa (Avante) deverá assumir a comissão de esporte e lazer. O jovem deputado herda a cadeira na Casa Joaquim Nabuco que já pertenceu a Silvio Costa e Silvio Costa Filho, e está disposto a mostrar serviço.

Posse – Os vereadores Gilvan da Malhadinha (Cumaru) e Josinaldo Barbosa (Timbaúba), integrantes da mesa diretora da UVP, prestigiaram a posse do secretário de Ciência e Tecnologia Aluisio Lessa, realizada ontem na capital pernambucana. 

Inocente quer saber – Quem receberá a benção de Jair Bolsonaro para disputar a prefeitura do Recife?

Fonte : Blog Edmar Lyra.

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||