Michel Temer busca um fim melhor do que o começo

Publicado em 03/12/2018 às 15h00
Coluna da segunda: Michel Temer busca um fim melhor do que o começo

A exatos 28 dias de seu fim, o governo do presidente Michel Temer (MDB), que assumiu a Presidência após o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, tenta emplacar uma agenda positiva nessa reta final.

Com agenda superlotadas de aparições públicas e longos discursos. Temer – que já anunciou que não voltará a disputar nenhum mandato mais – parece querer aproveitar até os últimos instantes o status presidencial.

Porém toda essa correria dos seus assessores não conseguiram reverter a maior rejeição de um presidente desde da criação dos institutos de pesquisas. Apenas 5% aprova Temer e suas ações. Um governo impotente que não conseguiu emplacar as reformas que prometeu e a intervenção federal do Rio de Janeiro não foi como esperado.

O experiente Michel Temer, que já presidiu a Câmara dos Deputados e foi vice-presidente por duas vezes, encerra um governo marcado pelo improviso. Nos Estados Unidos tem um termo atribuido aos presidentes com finais de governos fracos: ‘lame duck’, que quer dizer numa tradução livre, ‘pato manco’. Temer encerra sua passagem pelo Planalto com uma agenda esvaziada e cheias de viagens internacionais. O emedebista se preocupou muito mais em pousar como presidente do Brasil do que exercer a função de fato.

Por fim, o presidente Temer bem que tentou buscar um fim melhor do que o começo do seu governo, mas não teve sucesso. Resta-lhe o ostracismo e prepara-se para os embates jurídicos a partir do primeiro de janeiro quando será meramente um ex-presidente sem nenhum tipo de foro.

Secretariado – A professora Zélia Santana poderá voltar a comandar a pasta da Educação em Carpina. Essa troca faz parte do choque de gestão que Botafogo planeja para o próximo ano. A professora Milca Maria, atual secretária, poderá migrar para outro posto no primeiro escalão. Zélia já comandou a Educação no primeiro governo Botafogo e saiu para se dedicar a vida acadêmica. Ela é doutora em Educação pela UFPE.

Contas – Estudo do Tribunal de Contas apontou a cidade de Nazaré da Mata como a que está mais comprometendo sua receita com despesa de pessoa no Estado de Pernambuco. O número crava a marca dos 83% de comprometimento. Esse é o jeito Nino de governar!

‘Rota da gratidão’– Depois de fazer a ‘Rota da Esperança’, o deputado federal eleito João Campos está voltando as cidades que pediu votos para agradecer. Ontem, ele esteve em Nazaré, Limoeiro, Orobó, Bom Jardim e Carpina onde ele foi recepcionado pelos vereadores Neco da Kombi e Elton Lopes.

Mídia Nacional – Por falar em João Campos, ele esteve na última semana no programa de Mariana Godoy na RedeTV ao lado de outros jovens deputados eleitos. Ele conseguiu se sair bem em sua primeira aparição nacional.

Gestos – O presidente eleito Jair Bolsonaro conseguiu marcar dois gols nesse final de semana. O primeiro foi visitar Aparecida do Norte e Canção Nova, onde foi recebido pelos fundadores da Instituição aproximando-se do segmento católico. E o segundo, foi participar da entrega do troféu de campeão brasileiro do Palmeiras. Duas agendas positivas que suaviza a imagem do novo presidente.

Rápidas

Prestígio – O ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, desembarca hoje em Petrolina para inaugurar a automação do sistema de operação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho.

Aliança – O nome do ex-prefeito Azoka Gouveia (MDB) vem ganhando fôlego para pavimentar sua candidatura em 2020 de olho na Prefeitura da Aliança. Ele na última eleição apoiou Hilton Lira que perdeu a eleição para o atual prefeito Xisto Freitas.

Competência – O competente presidente da Compesa, Roberto Tavares que preside o órgão desde o Governo Eduardo Campos está sendo sondado para assumir um posto maior na segunda gestão de Paulo. No primeiro ano de Paulo ele se recusou a sair da Compesa, será que repetirá o gesto?

Pinga-fogo: Paulo Câmara anunciará quando o pagamento do décimo terceiro?

Fonte: Blog do Elielson Lima.

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||