Os candidatos que tentarão o salto eleitoral em 2018

Publicado em 14/04/2018 às 15h15

Na disputa pelo Senado, Pernambuco poderá ter os deputados federais Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho, Eduardo da Fonte, Sebastião Oliveira  e Silvio Costa, bem como o deputado estadual André Ferreira. Para o governo, além dos senadores Armando Monteiro e Fernando Bezerra Coelho, os nomes de Mendonça Filho e de Fernando Filho estão sendo lembrados para a empreitada. Apenas Humberto Costa deverá fazer caminho inverso, quando abdicará de ser senador para tentar um mandato de federal.

No plano municipal do Recife, muitos vereadores de mandato estão avaliando disputar mandato esse ano. Davi Muniz, Aline Mariano, Antonio Luiz Neto, Wanderson Florêncio, Jayme Asfora, Marco Aurélio e Romero Albuquerque tentarão mandatos na Alepe. Já a vereadora Marília Arraes sonha com o Palácio do Campo das Princesas, mas não descarta ser candidata a deputada federal. Outro que tentará mandato em Brasília é André Regis.

Da bancada estadual que saltará para a Câmara dos Deputados, teremos Silvio Costa Filho e Ossesio Silva, Eriberto Medeiros e Henrique Queiroz, que considera tentar mandato em Brasília, os demais serão candidatos a reeleição porque não se sentem seguros para dar o salto este ano. O caso mais emblemático foi o de Lucas Ramos, que cogitava tentar mandato em Brasília mas terminou recuando.

A tentativa nem sempre é garantida neste salto, e precisa ser feita com bastante solidez. Em 2014 por exemplo, somente André Ferreira e Priscila Krause lograram êxito na empreitada de sair da Câmara Municipal para a Alepe, já para federal apenas João Fernando Coutinho, Adalberto Cavalcanti, Daniel Coelho e Betinho Gomes conseguiram dar o salto. Portanto, muitos que estão sonhando em mudar de ares precisam estar atentos que não é nada fácil fazer esse movimento sem estar preparado para a empreitada.

Superintendente – Funcionário do quadro efetivo da Casa, Luciano Vasquez, que já foi presidente do Lafepe, secretário da Casa Civil, diretor de Suape e estava à disposição da Codevasf, foi nomeado para exercer o cargo de superintendente geral da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Vasquez terá a incumbência de exercer o cargo máximo da na estrutura da gestão do Poder Legislativo estadual.

Prestígio – O documentário sobre o empreendedor social Antonio Souza, exibido no cinema do Shopping Recife na noite de ontem, contou com a presença de políticos expressivos do nosso estado, como a deputada estadual Roberta Arraes, o deputado estadual e pré-candidato a senador André Ferreira, e o ex-prefeito do Recife João Paulo. Antonio Souza também pretende disputar o Senado pela Rede Sustentabilidade.

Sete eleitos – O deputado estadual André Ferreira, que pretende ser candidato a senador, apresenta as suas contas e garante que elegerá sete deputados estaduais pelo PSC. São candidatos Guilherme Uchoa, Manoel Ferreira, Wanderson Florêncio, Diogo Prado, Clarissa Tercio, Carla Lapa e Alberes Lopes, todos com boas chances de garantir uma dessas vagas.

Roberta Arraes – A deputada estadual Roberta Arraes, que obteve 38.030 votos em 2014, oficializou a sua entrada no PP para disputar a reeleição. Eleita pelo PSB, Roberta precisará de menos votos do que teve na eleição passada, se tivesse ficado no seu antigo partido, iria precisar de 50 mil votos.

Brasília – Após exercer dois mandatos de vereador e três de deputado estadual, o experiente Eriberto Medeiros, que conhece tudo de política e eleição, decidiu que em 2018 será candidato a deputado federal. Ele disputará pelo PP e é tido como pule de dez para vencer e atingir pelo menos 100 mil votos.

RÁPIDAS

Prioridade – O administrador de empresas Jarbas Vasconcelos Filho, que foi candidato a vereador do Recife em 2012, decidiu que não irá encarar as urnas em 2018. Sua prioridade é a eleição do deputado federal Jarbas Vasconcelos para o Senado. A partir de então ele se preparará para tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2022.

Crescimento – A pré-candidatura do ex-secretário de Administração Milton Coelho a deputado federal está crescendo a olhos vistos em várias regiões do estado. Quem achava que ele seria cauda para o PSB já começa a considerar a possibilidade de ele figurar entre os eleitos da Frente Popular. Milton é da escola de Eduardo Campos e conhece como poucos os caminhos da política e seus atalhos.

Inocente quer saber – Alguma chapa elegerá deputado estadual com menos de 25 mil votos em outubro?

Fonte :Blog de Edmar Lyra.

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||