Paulo poderá eleger a chapa completa

Publicado em 11/09/2018 às 15h00
Coluna da terça: Paulo poderá eleger a chapa completa

Desde o processo de redemocratização acompanhamos oito eleições estaduais e em todas elas os governadores eleitos em primeiro turno arrastaram os seus senadores, com a única exceção de Miguel Arraes, que não conseguiu emplacar Armando Monteiro Filho em 1984 perdendo para Carlos Wilson.

Se as projeções das pesquisas se concretizarem, no próximo dia 7 de outubro, o governador Paulo Câmara poderá ser eleito em primeiro turno e repetir essa ‘tradição histórica’ de eleger os candidatos ao Senado. A eleição em Pernambuco só foi decidida nos últimos anos em dois turno em 2006, quando Eduardo venceu! O voto jarbista já ‘casou’ com o de Paulo, ambos apresentam os mesmo percentuais e lideram as sondagens eleitorais. Do outro lado, o voto lulista favorece Humberto Costa, essa fatia poderia até ser dividida com Sílvio Costa, caso o palanque de Silvio fosse mais forte e pulverizado. Com isso, uma vantagem para Humberto que tem no palanque da Frente Popular capilarizado.

Fortes competidores, Mendonça e Bruno pagam o preço de está no palanque de Armando e não usufruir desse relevo que o candidato a governador pode dá aos seus senadores. Pontua bem nas pesquisas se torna irrisório quando tem seus nomes atrelados ao petebista. Sendo o efeito reverso ao de Paulo.

Por fim, nada está definido a menos de um mês do pleito muita coisa pode acontecer. Mas se nada mudar de lugar neste cenário, a Frente Popular tem a grande chance de continuar governando Pernambuco por mais quatro anos. A oposição errou na escolha do candidato principal, Armando conseguiu capitalizar na política diante do que foi em 2014, mas não consegue refletir em intenção de votos.

Vaias – Em Surubim, a prefeita Ana Célia (PSB), recebeu uma sonora e calorosa vaia na abertura da tradicional Vaquejada da cidade. Amargando uma gestão mal avaliada, a socialista teve a prova dos nove nas ruas.

Plano C – Falando em Surubim, o deputado Ricardo Costa não quer perder de qualquer jeito sua história com a cidade. Ele e Marília Arraes estão fazendo dobradinha na cidade e poderá ser o calo no sapato de Túlio Vieira e Ana Célia. Porque a onda Marília ajudará muito!

Troca-troca – Depois de ter apresentado Diogo Prado e Raul Henry, o ex-prefeito de Condado Edberto Quental mudou e agora está pedindo voto para Fabíola Cabral e Renildo Calheiros. Segundo Quental, a mudança de federal se deu em um acordo entre eles com a benção do Palácio e para estadual eu enxergava um projeto muito municipal.

Carga total – Por onde passe na Região Metropolitana a campanha de Milton Coelho está presente. Ele conseguiu dá um volume que candidatos tarimbados não emplacou ainda. Milton é tido como uma das fortes promessas do PSB para assumir uma vaga na Câmara Federal a partir do próximo ano.

Rápidas

Segundo turno – Já na pesquisa Datafolha divulgada ontem, o candidato Jair Bolsonaro amplia sua intenção de votos no primeiro turno. Um fato interessante é que Haddad já empatou tecnicamente com Geraldo Alckmin e Marina Silva. Com isso, mostra que a força de vinculação com Lula favorece o ex-prefeito de São Paulo. A expectativa é que ele seja oficializado hoje em Curitiba, em frente a sede da PF onde está preso Lula.

Ficha Limpa – Foi o que bradou o deputado estadual Romário Dias (PSD) durante a extensa agenda no Agreste de Pernambuco, “sou ficha limpa com orgulho”. Ao longo do feriado prolongado, Romário, que é candidato à reeleição, foi aos municípios de Angelim, Palmeirina e João Alfredo para reunir lideranças e conversar com a população. Nas contas ele é tido com o mandato garantido!

Aniversário da cidade – Hoje as cidades de Agrestina, Aliança, Araripina, Acorverde, Belo Jardim, Catende, Jurema, Lagoa dos Gatos, Mararial, Moreno, Orobó, Ribeirão, São Caetano, São Joaquim do Monte, Surubim, Vertentes, Vicência, Serrita e Carpina celebram sua emancipação no dia de hoje! Parabéns a toda população dessas cidades pela construção e valorização de suas histórias.

Pinga-fogo: Como agirá o PSDB se ficar fora do segundo turno?

Fonte : Blog do Elielson Lima.

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||