Proposta de isenção de IPVA pode levar Armando ao segundo turno

Publicado em 14/09/2018 às 17h00

Das muitas propostas que o candidato a governador Armando Monteiro lançou na campanha, nenhuma delas foi tão bem recebida por grande parte da população como a que isenta de IPVA as motocicletas de até 150 cc e facilita o parcelamento de dívidas. Ao apresentar a proposta, Armando ganhou a simpatia principalmente da classe de mototaxistas, motoboys e proprietários em gerais.

Veículo mais barato para se adquirir e detentor de grande praticidade na hora de se locomover e também ganhar dinheiro, principalmente no mercado informal, a motocicleta virou alvo preferencial de uma parcela considerável da população, no entanto, com a crise esta mesma população teve que se adaptar ao crescimento do desemprego e estabelecer prioridades na hora de gastar os poucos recursos conquistados. Neste processo famílias tiveram que desfazer de planos de saúde, tirar filhos de escolas particulares, diminuir na feira e atrasar o pagamento de impostos, entre eles o IPVA.

Na contramão deste processo o Governo do Estado intensificou as ações de fiscalização de motocicletas, o que gerou um número enorme de apreensões motivadas em sua grande maioria de veículos de trabalhadores que usavam a moto para conquistar o seu sustento, mas que não tinham dinheiro para pagar o imposto. A proposta de Armando de não apenas isentar de IPVA  motos de até 150 cc, como também de facilitar o pagamento das dívidas, caiu como uma luva entre os proprietários. A aceitação de Armando neste público começa a ganhar corpo, o que sem dúvida já deve se refletir nas próximas pesquisas.

Desconfiança – Alguns sinais de cansaço e episódios em que Jarbas tem “trocado as bolas” em eventos levanta uma grande suspeita sobre as suas reais condições de cumprir todo o mandato caso seja eleito. Na avaliação de um observador político, que prefere manter o nome sob sigilo, essa desconfiança quanto à saúde de Jarbas pode levar o eleitor a mudar de ideia na hora de decidir o voto.

Disputa – Ribeirão, na Mata Sul, deve protagonizar uma das disputas mais quentes das eleições deste ano. De um lado o prefeito Marcello Maranhão (PSB) buscará emplacar Aluísio Lessa e Fernando Monteiro como os deputados estadual e federal majoritários no município. Do outro, o ex-prefeito Clóvis Paiva (PP), candidato a deputado estadual, não só busca sair como o mais votado em Ribeirão, como também quer fazer com que Marinaldo Rosendo, seu federal, também figure como o campeão de votos por lá. Em passado bastante recente Clóvis e Marcello eram aliados.

Aprovada – Depois de uma verdadeira novela envolvendo o PRP, que não queria dar legenda para que ela disputasse uma vaga na Assembleia Legislativa, finalmente a primeira-dama de Escada, Edilene Gomes, conseguiu no Tribunal Eleitoral de Pernambuco o direito de disputar. A confirmação veio ontem, quando o TRE deferiu a sua candidatura. A candidatura de Edilene Gomes é vista como uma ameaça ao plano de reeleição do deputado Paulinho Tomé, também candidato pela chapinha do PRP.

No top 5 – No meio político é grande a aposta de que o jovem Aglailson Victor (PSB) irá sair das urnas entre os cinco deputados estaduais mais votados. Para isto, ele conta com o apoio de nada menos que 11 prefeitos.
 

Tropa – Estão na lista de apoiadores de Aglailson Victor os prefeitos Aglailson Júnior (Vitória de Santo Antão), Débora Almeida (São Bento do Uma), Raimundinho Saraiva (Exú), Mavial Cavalcanti (Macaparana), João Camelo (Casinhas), Adelmo Moura (Itapetim), Manuca (Custódia), Tânia Maria (Brejinho), Beta  Cadengue (Brejão), Dr. Marcos (Pombos) e Tarcísio (Chã de Alegria).

Na briga – O candidato a deputado estadual Eduardo Bacana (PROS) pode ser a surpresa desta eleição. Tendo a sua principal base em Caruaru, onde conta com o apoio de várias lideranças, Eduardo também tem nos amantes da vaquejada o seu público alvo. Nesta área ele dobra com João Fernando Coutinho, deputado preferencial da vaqueirama devido o seu trabalho em defesa desta tradição.

Garantido – O candidato a deputado estadual Neco (PP) tem tudo para sair de Jaboatão dos Guararapes com a sua eleição para a ALEPE garantida. Lá ele dobra com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP).

Dobradinha – No segundo maior colégio eleitoral do Estado Eduardo da Fonte também conta com o apoio do deputado estadual Pr. Cleiton Collins (PP). Deputado federal mais votado de Jaboatão na eleição passada, Da Fonte tem chances reais de não apenas repetir o feito, mas também de superar a barreira dos 28 mil votos que teve só por lá.

Ampliando as bases – Os deputados José Humberto (estadual) e Ricardo Teobaldo (federal) receberam o reforço de um expressivo grupo em Nazaré da Mata. Lá eles contarão com o apoio do ex-prefeito Nado Coutinho e do seu grupo político composto pelos vereadores Nando do Bode, Aninha e Pedrinho Carequinha, além dos ex-vereadores Bira, Alexandre Abdon e Edson Carvalho, o empresário Rodolfo Cunha, além de lideranças das mais diversas partes dos municípios.
 

Batendo o ponto – De segunda a sexta, após às 17hs, os principais cruzamentos do Recife estão sendo tomados por contratados e comissionados do Governo do Estado e Prefeitura do Recife que por “livre e espontânea pressão” são orientados por seus superiores a fazer campanha para a chapa majoritária da Frente Popular.

Disposto – Principal apoiador do deputado estadual Zé Maurício no Recife, o vereador Chico Kiko (PP) promete trabalhar duro para ampliar a votação dele na capital. Na eleição de 2014, com o apoio de Chico Kiko, que na época era suplente de vereador, Zé Maurício obteve 8.600 votos no Recife.

Na lista – O candidato a deputado federal Milton Coelho (PSB) tem tudo para figurar entre os eleitos na chapão do PSB/PSD/MDB/PC do B. Além de conquistar uma base bastante sólida nas zonas da Mata Sul e Norte, Milton tem conseguido expandir seus apoios no Sertão e deve sair do Recife, município onde já foi vice-prefeito, com uma expressiva votação.

Fonte:Blog Ponto de Vista.

Escrito por Wellington Ribeiro.

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||