PT deverá emplacar secretários na PCR e no estado

Publicado em 07/12/2018 às 10h00

A aliança entre PT e PSB oficializada na véspera das convenções retirando a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco foi fundamental para que o governador Paulo Câmara fosse reeleito no primeiro turno. Na esteira da aliança, Humberto Costa renovou seu mandato de senador e o PT elegeu dois federais e três estaduais, ampliando seu espaço em relação a 2014 quando não elegeu nenhum deputado federal e apenas três deputados estaduais. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, Fernando Haddad saiu vitorioso em Pernambuco, evidenciando que apesar da derrota no plano nacional, a aliança foi bem sucedida no estado, pois foi um jogo de ganha ganha para socialistas e petistas. A formatação do segundo governo Paulo Câmara passará pela aliança com o PT, permitindo que o partido assuma de uma a duas secretarias na gestão estadual.

Mas o espaço petista não para por aí, será destinada uma secretaria na gestão municipal do prefeito Geraldo Julio, e ela se dará com vistas a 2020, onde PT e PSB deverão formalizar novamente uma aliança que poderá ser encabeçada por João Campos. Pelo menos três nomes estão sendo lembrados para estas secretarias, um deles é o atual presidente do PT, Bruno Ribeiro, que deverá ser escalado para uma pasta, provavelmente na gestão de Geraldo Julio. O segundo nome é o do ex-prefeito e vereador João da Costa, que seria convocado pelo governador Paulo Câmara para contemplar Oscar Barreto, que herdaria seu mandato na Casa José Mariano. Por fim, o nome do deputado federal Carlos Veras não estaria descartado para a equipe do governador, com sua convocação Odacy Amorim assumiria o mandato na Câmara dos Deputados.

Se confirmado o fortalecimento da aliança entre petistas e socialistas, ela terá desdobramentos em 2020 onde o PSB emplacaria João Campos como nome e o PT indicaria o vice no intuito de valorizar a força das duas siglas que emplacaram os prefeitos dos últimos vinte anos na capital pernambucana. Uma vez assumindo espaços no estado e na capital, o PT terá condições de abrigar muitos nomes que deixaram o governo federal com a saída de Dilma Rousseff e que seguem órfãos de cargos de indicação política. Toda formatação da equipe de Paulo Câmara terá como pano de fundo a sucessão de Geraldo Julio no Recife, pois virou questão de honra para o PSB fazer João Campos o próximo comandante da capital pernambucana.

Veto – A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) pediu, em nota, o veto integral ao projeto de lei que flexibiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), aprovado nesta quarta-feira (5) pela Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da Associação, procurador Júlio Marcelo, as “normas de responsabilidade fiscal nas finanças públicas servem para prevenir a irresponsabilidade de gestores e devem ser cumpridas e não flexibilizadas”. O projeto livra prefeitos de punições, caso haja queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os municípios ultrapassem o limite de despesas com pessoal. O texto está para sanção com o presidente Michel Temer (MDB).

Prestígio – No dia 14 de dezembro acontecerá a tradicional festa de final do ano do escritório de advocacia Rueda & Rueda. O evento que acontecerá no Armazém 14 no Recife Antigo sempre contou com muitos nomes de prestígio do cenário pernambucano. Esse ano com a vitória do Presidente Jair Bolsonaro sem dúvida a confraternização ganhará também um caráter político pois Antônio de Rueda e Maria Emília de Rueda são respectivamente vice-presidente Nacional do PSL e  membro da diretoria executiva  do PSL, além da presença certa do presidente e agora deputado federal Luciano Bivar. Pelo visto o local ficará pequeno.

Ausentes – Os deputados federais reeleitos Felipe Carreras (PSB) e Ricardo Teobaldo (Podemos) não estiveram presentes na diplomação ocorrida no Classic Hall. Certamente ambos preferiram marcar a diplomação para um segundo momento por algum compromisso previamente marcado. Além deles, Jarbas Vasconcelos (MDB), Augusto Coutinho (Solidariedade) e Daniel Coelho (PPS) não estiveram presentes porque foram diplomados antes por conta de uma viagem em missão oficial.

Secretários – Além de Ruy Bezerra que deverá ser oficializado por Paulo Câmara na secretaria de Saúde, pelo menos dois nomes deverão integrar o primeiro escalão do governador por serem curingas do Palácio. O presidente da Compesa Roberto Tavares e Zé Neto estão sendo lembrados para assumir pastas neste segundo governo, tanto pela competência quanto pela proximidade com o governador.

Aglaílson Victor – Filho do ex-deputado e prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglaílson Junior, o deputado Aglaílson Victor (PSB) vem ganhando força para integrar a mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Por ser jovem e não ter aresta com ninguém, Victor tem a simpatia de alguns deputados reeleitos e também de alguns novatos, o que lhe garante uma partida significativa para ocupar um cargo na mesa diretora, que hoje seria a vice-presidência da Casa Joaquim Nabuco.

RÁPIDAS

Sem cumprimento – Durante a diplomação dos eleitos, o governador Paulo Câmara falou com Gonzaga Patriota e Luciano Bivar, “pulando” Marília Arraes, porém quando percebeu que ficaria chato, decidiu voltar e cumprimentar a deputada, que por muito pouco não foi sua adversária na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Força – Na diplomação de 2014, a família Ferreira diplomou Anderson Ferreira deputado federal e André Ferreira deputado estadual, em 2016 houve a diplomação de Anderson Ferreira prefeito de Jaboatão dos Guararapes e Fred Ferreira vereador do Recife e em 2018 André Ferreira foi diplomado deputado federal e o patriarca Manoel Ferreira deputado estadual, evidenciando a força do grupo a cada eleição.

Inocente quer saber – Após o anúncio do pagamento do décimo terceiro pelo governador Paulo Câmara, qual será o próximo cavalo de batalha da oposição?

Fonte : Blog Edmar Lyra.

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||