Quadro incerto acaba beneficiando Bolsonaro

Publicado em 13/04/2018 às 14h00

A disputa presidencial está ficando cada vez mais próxima com uma consolidação dos números de Jair Bolsonaro nas pesquisas e um elevado grau de incerteza quanto aos demais nomes. O presidente Michel Temer, por exemplo, segue sonhando em ser candidato, mas não vê nenhum indicativo de crescimento da sua eventual candidatura, o que naturalmente o deixa fragilizado para a disputa.

O ex-presidente e agora presidiário Lula não preparou ninguém para sucedê-lo e segue sem definir o nome que representará o PT nas urnas. Essa incerteza faz de Fernando Haddad, Jaques Wagner e quem vier a substituí-lo um candidato difícil de se viabilizar num período tão curto, deixando o PT mais distante do Planalto a cada dia.

Geraldo Alckmin foi apresentado como pré-candidato do PSDB mas além de patinar nas pesquisas, passou a ser alvo da Justiça e de escândalos de corrupção envolvendo seu nome, o que naturalmente o deixa numa situação bastante constrangedora. A prova de que o PSDB não confia na viabilidade de Alckmin é o fato de estarem cogitando a possibilidade de João Doria ser o candidato do partido ao Planalto.

Jair Bolsonaro por sua vez está sendo um candidato mais comedido nas palavras, o que ajuda a manter o eleitor que já conquistou e permite a conquista de novos eleitores que estão saturados com os escândalos envolvendo nomes do MDB, PT e PSDB. Ele está fazendo o dever de casa corretamente e ganha a simpatia de todas as classes sociais. Se continuar desse jeito, o deputado vai caminhar a passos largos rumo ao segundo turno. Evidentemente que ainda é cedo para afirmar que Bolsonaro estará no segundo turno ou até mesmo que ganhará as eleições, mas já dá pra reconhecer que ele é uma realidade na disputa presidencial.

Audiência – A Rádio Clube está entre as três mais ouvidas de Pernambuco. Recentemente passamos a ser um dos comentaristas do Programa do Bocão, que é sucesso de audiência em nosso estado. Além da Rádio Clube estamos em mais de 50 emissoras em todo o estado levando informações e análises sobre a política local e nacional.

Competitivo – As pesquisas qualitativas realizadas por diversos atores políticos estão apontando uma grande competitividade de Mendonça Filho para uma disputa majoritária. A passagem pelo MEC consolidou a imagem de gestor qualificado de Mendonça e tem feito dele um bom nome para disputar o governo ou o Senado em outubro.

Reforços – O vereador do Recife Marco Aurélio (PRTB) vem conquistando importantes apoios para a sua pré-candidatura a deputado estadual. Além do ex-prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas, e do atual vice-prefeito Pedro Caldas, Marco Aurélio segue ampliando apoios em outras regiões como em Bom Jardim, quando oficializou os apoios dos vereadores Jotinha e Roberto Lemos.

Outdoors – Já está nas ruas de Pernambuco a campanha de outdoors dos dez anos do Blog Edmar Lyra. Além da campanha, teremos uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco no dia 8 de maio. A proposição foi da deputada estadual Roberta Arraes (PSB).

RÁPIDAS

Romero Sales – O ex-vereador de Ipojuca Romero Sales, esposo da prefeita Célia Sales, bateu o martelo quanto a sua candidatura a deputado estadual. Ele disputará um mandato na Casa Joaquim Nabuco pelo PTB e deverá manter a tradição de o prefeito da cidade eleger um deputado estadual.

Mulheres – A Assembleia Legislativa de Pernambuco, que já tem Priscila Krause, Roberta Arraes, Socorro Pimentel, Teresa Leitão e Simone Santana, poderá reeleger as cinco deputadas e ganhar pelo menos o reforço de Fabiola Cabral que é pule de dez na chapa do PP.

Inocente quer saber – Caso a Frente Popular garanta o MDB na coligação, haverá críticas a Michel Temer no guia eleitoral?

Fonte :Blog de Edmar Lyra.

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||