Uma vitória do Brasil

Publicado em 11/07/2019 às 10h00

A Câmara dos Deputados aprovou ontem em primeiro turno a PEC da reforma da Previdência com 379 votos favoráveis e apenas 131 contrários. O resultado foi muito além dos 308 votos necessários para sua aprovação. A vitória obtida ontem foi construída através de um esforço coletivo do presidente Jair Bolsonaro, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e da sociedade que se mobilizou a respeito da reforma que era fundamental para o país.

Pelo texto apresentado, a economia estimada para os próximos dez anos é de mais de R$ 900 bilhões, muito acima da reforma que era proposta pelo ex-presidente Michel Temer, que beirava os R$ 500 bilhões, compreendendo apenas os gastos previdenciários da União. Os estados e municípios ficaram de fora do texto aprovado pela Câmara, mas ainda há a votação no Senado que poderá incluir os entes federados.

A vitória obtida no dia de ontem é um importante passo para retomar a economia brasileira, que vive um momento de muita dificuldade desde 2015, pois com o sistema previdenciário saneado, o Brasil retomará a confiança dos investidores estrangeiros, bem como terá condições de retomar os investimentos públicos, completamente paralisados pela falta de recursos que estavam sendo destinados a cobrir os sucessivos rombos da Previdência.

Apesar do resultado, é importante que o Senado possa fazer uma reparação não só para ampliar a economia das contas públicas como também para evitar que tenhamos 27 tipos de regimes previdenciários estaduais, e mais de dois mil regimes próprios de previdência municipal, que será a inclusão de estados e municípios. Esta inclusão poderá ser feita pelos senadores, que constitucionalmente representam os estados no Congresso Nacional.

Com a aprovação de uma reforma da Previdência ampla e irrestrita, estaremos virando a página da crise que deixou 13 milhões de desempregados e continua prejudicando o país. O Brasil teve ontem uma estrondosa vitória, e um grande passo para sair da recessão e gerar emprego e renda para a população. Se ainda existe uma parte da população contrária à reforma, ela vai começar a entender o quanto será beneficiada com a gradativa retomada da economia, pois voltará a ter possilidade de emprego e a garantia de que no futuro receberá sua aposentadoria.

Articulação – Nome escolhido pelo governador Paulo Câmara para ocupar a vaga no TCE aberta com a morte do conselheiro João Campos, o advogado Carlos Neves fez uma visita ontem ao Deputado Antonio Fernando (PSC). O parlamentar tem atuado ativamente na articulação pela aprovação do nome do jurista para o Tribunal de Contas do Estado. A sabatina de Carlos Neves será nesta quinta-feira, às 9h da manhã, na Comissão de Constituição Justiça da Alepe. Também participaram do encontro, o advogado Antonio Ribeiro Junior e o jornalista Manoel Torres Passarinho.

Coerência – Desde o início da discussão sobre a reforma da Previdência que o deputado federal Felipe Carreras sinalizou que votaria a favor da reforma por compreender a necessidade da sua realização. Ontem ele cumpriu sua posição contrariando a orientação do PSB, que anunciou que expulsaria os deputados que votassem a favor da reforma. Dos 32 parlamentares da legenda, 11 votaram contrariando a orientação.

Tapete vermelho – O senador Fernando Bezerra Coelho, egresso do PSB, anunciou que caso o partido expulse Felipe Carreras, o MDB receberá o deputado de braços abertos. É importante salientar que Felipe almeja ser candidato a prefeito do Recife em 2020, mas viu seu projeto ser atropelado dentro do partido pelo também deputado federal João Campos que é oficialmente o pré-candidato socialista para 2020.

Destaque – O deputado federal Silvio Costa Filho, que tem sido um dos melhores parlamentares de toda a Câmara dos Deputados, mais uma vez roubou a cena com um discurso coerente e responsável sobre a reforma da Previdência. Seu discurso foi elogiado pelos seus próprios colegas da bancada pernambucana.

RÁPIDAS

Sinal – Indicado por Raul Henry para a secretaria de habitação no primeiro governo de Paulo Câmara, e em seguida para presidência de Suape, Marcos Batista retorna ao ninho dos socialistas. Vai comandar a agência de inovação de Geraldo Júlio na prefeitura do Recife.

Ipojuca – A secretária especial da Mulher de Ipojuca, Bianca Lacerda, vem realizando um trabalho reconhecido à frente da pasta na equipe da prefeita Célia Sales. Sua atuação tem contribuído efetivamente para a melhoria da atenção às mulheres ipojucanas.

Inocente quer saber – Quando o PSB oficializará a expulsão de Felipe Carreras?

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||