Saída de Joaquim Barbosa favorece aliança entre PT e PSB em Pernambuco

Publicado em 09/05/2018 às 09h30

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, após ensaiar uma pré-candidatura à presidência da República pelo PSB, anunciou que não será candidato nestas eleições. A decisão além de mexer no quadro nacional, porque saiu de cena um candidato que estava com boas intenções de voto, tem um efeito imediato em Pernambuco pois criou as condições políticas para a consumação da aliança entre PT e PSB.

O namoro entre petistas e socialistas já estava em evidência há algum tempo, e com o desejo de Humberto Costa de tentar renovar seu mandato no Senado atrelado a uma vontade do PSB de tirar Marília Arraes do páreo, juntou a fome com a vontade de comer. Essa decisão de Barbosa, que era um óbice à aliança nacional e local, abriu o caminho para a aliança dos dois partidos depois de três eleições distantes em Pernambuco.

Marília Arraes já está rifada, porque quem efetivamente manda no PT se chama Humberto Costa. Em 2012 ele foi capaz de rasgar as prévias vencidas por João da Costa para ser o candidato do partido a prefeito, não seria agora que Humberto iria dar legenda a Marília que chegou recentemente no PT e já queria sentar na janela sendo candidata a governadora. Humberto sempre sonhou em reinar absoluto no PT, e agora caso o partido apoie a reeleição do governador Paulo Câmara e ele se reeleja, Humberto voltará a falar grosso no estado, principalmente se conseguir renovar seu mandato no Senado.

Caberá a Marília Arraes a partir de agora trabalhar no sentido de estruturar uma candidatura a deputada federal e consequentemente subir de patamar na política, porque no cenário que se desenhou a nível nacional e estadual, a sua pré-candidatura a governadora subiu completamente no telhado. Sem Marília Arraes no páreo, a eleição fica afunilada entre Paulo Câmara e aquele que vier a representar a oposição ligada a Temer. E como é pouco provável que os simpatizantes de Marília migrem para o palanque da oposição, Paulo Câmara torna-se o maior beneficiário do quadro que está se consumando em Pernambuco para tentar a reeleição.

Desempenho – Na condição de líder do governo Geraldo Julio na Câmara Municipal do Recife, o vereador Eriberto Rafael tem ganhado grande destaque político entre seus pares e até mesmo em relação ao prefeito. Jovem e articulado, Eriberto Rafael vem demonstrando cada vez mais preparo na atribuição de defender a gestão na Câmara Municipal.

Estadual – O vereador Wanderson Florêncio está conseguindo pavimentar muito bem a sua candidatura a deputado estadual pelo PSC. Recentemente ele esteve em Camaragibe visitando as bases e está ampliando sua atuação de forma significativa. Na chapa do PSC, depois de Manoel Ferreira e Guilherme Uchoa, ele é visto como o principal nome para alcançar o mandato.

Elogios – A entrada de André Campos na secretaria da Casa Civil produziu um efeito muito positivo na base governista da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Os deputados receberam a sua oficialização no cargo com muita satisfação devido a sua forma de tratar com as pessoas e soltaram fogos porque acham que a relação com o Palácio irá melhorar até a eleição.

Marília Arraes – As pessoas do meio político estão impressionadas com a dimensão que tomou Marília Arraes em Pernambuco. Ela é, sem sombra de dúvidas, a grande liderança política que já está forjada neste ano independentemente do cargo que vier a disputar. Marília tem tudo para ser a principal herdeira política de tudo o que representa Miguel Arraes para Pernambuco.

RÁPIDAS

Agradecimento – Fiquei bastante lisonjeado por tantas mensagens de felicitações pela passagem dos dez anos do Blog Edmar Lyra. A sessão solene finalizou com chave de ouro as comemorações da primeira década de existência do nosso blog. Obrigado a todos que se fizeram presentes no ato, a deputada Roberta Arraes pela proposição e a todos aqueles que se empenharam para a ocorrência de um ato tão grandioso, à altura do que a ocasião pedia.

Cidadão – Aprovado pela Câmara Municipal de Caruaru, o título de cidadão de Caruaru concedido a este jornalista proposto pelo vereador Alberes Lopes, deverá ocorrer no mês de junho. Muito em breve anunciaremos a data do ato na capital do Agreste que consolidará a relação de amor e respeito que já tenho por Caruaru.

Inocente quer saber – A oposição está próxima de anunciar seu candidato a governador?

Fonte :Blog de Edmar Lyra.a

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||