Vantagem de Paulo Câmara é reflexo da recuperação do governo

Publicado em 10/09/2018 às 12h00

Os dois maiores institutos de pesquisa, Ibope e Datafolha, apontaram um crescimento da campanha de Paulo Câmara, que abriu para nove pontos a sua vantagem sobre Armando Monteiro, além disso, o governador viu sua rejeição diminuir consideravelmente em relação aos levantamentos anteriores.

A medida em que o eleitor foi percebendo os avanços do governo, como a melhor educação do Brasil e a redução da violência pelo oitavo mês seguido, na propaganda eleitoral, ele respondeu positivamente ao PSB, que pecou muito na comunicação durante os três primeiros anos do governo, permitindo que a população ficasse desinformada das ações de Paulo Câmara a frente do Palácio do Campo das Princesas.

Hoje a tendência de crescimento de Paulo Câmara nas pesquisas é nítida e tanto o Ibope quanto o Datafolha já apontam chance de vitória no primeiro turno. O fenômeno em relação a Paulo Câmara repete-se ao que foi Geraldo Julio em 2016, que iniciou empatado tecnicamente com João Paulo em posição de desvantagem e com o desdobramento da propaganda eleitoral, acabou vencendo a disputa no segundo turno, e só houve a segunda etapa porque tinham duas candidaturas com chances de disputa além de Geraldo, porque faltou muito pouco para encerrar o jogo na primeira etapa.

Em 2018 não há uma terceira candidatura com chances de forçar o segundo turno, uma vez que a terceira via não se consolidou nas pesquisas divulgadas até agora, o que fortalece a tese de primeiro turno. Se o governador foi frágil na comunicação durante três anos, o mesmo não se pode dizer na campanha, cujo guia eleitoral tem dado um banho nos adversários e consolidando a cada semana e a cada pesquisa a tendência de uma vitória maiúscula da Frente Popular.

Vertentes – O prefeito de Vertentes, Romero Leal, tem adotado uma postura bastante agressiva em relação ao governador Paulo Câmara. Adversários do prefeito, que venceu a eleição em 2016 apertado, já se mobilizam para atrapalhar seus candidatos proporcionais na cidade. Se seus candidatos tiverem a votação diminuída, Romero poderá ficar com a sua reeleição comprometida em 2020, tendo em vista que seu adversário em 2016 obteve 45% dos votos.

WhatsApp – Colegas de bancada na Câmara dos Deputados e adversários na disputa pelo Senado, Jarbas Vasconcelos e Silvio Costa protagonizaram um bate-boca no grupo de WhatsApp da bancada pernambucana. Tudo começou quando Silvio colocou uma foto de Jarbas fazendo o L de Lula e criticou a postura, chamando-a de cinismo e oportunismo.

Réplica – Jarbas, por sua vez, chamou Silvio Costa de incorrigível dizendo que o caso de Lula diz respeito única e exclusivamente à justiça e que teria que aguentar as torpezas de Silvio até o dia da eleição. Chamando-o de sem votos e sem caráter.

Tréplica – Por fim, Silvio Costa chamou Jarbas de mau caráter, que ele chamava Lula de ladrão, e disse que ele foi citado na Lava-Jato, cujo processo foi arquivado por conta da idade dele. Silvio também lembrou o apelido de Jarbas na Lava-Jato de Viagra. Silvio encerrou dizendo que Jarbas pode ganhar a eleição mas perdeu a sua dignidade.

Vídeo – Viralizou nas redes sociais um vídeo do comício de Armando Monteiro em Tabira, cujo prefeito é aliado de primeira hora do petebista. Com pouca gente no ato enquanto Armando discursava, o evento acabou sendo um fiasco, sendo aproveitado a exaustão pelos adversários do petebista que dispararam o vídeo nos grupos de WhatsApp.

RÁPIDAS

Aposta – Uma fonte palaciana acredita piamente que André Ferreira não só será o deputado federal mais votado da oposição como também chegará a 250 mil votos figurando entre os mais votados para a Câmara dos Deputados. Em 2014 sem comandar Jaboatão e sem dobradinhas importantes, Anderson Ferreira atingiu 150 mil votos.

Metropolitana – O que se comenta nos bastidores é que a oposição intensificará suas agendas na Região Metropolitana do Recife porque está mais fácil para mobilizar gente devido aos prefeitos de Ipojuca, Camaragibe, Igarassu, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes que apoiam Armando Monteiro para governador.

Inocente quer saber – Quem ganhou o debate do WhatsApp entre Jarbas Vasconcelos e Silvio Costa?

Fonte : Blog Edmar Lyra.

Enviar comentário

voltar para Blog

bdt b02|left|||||login news bdt b02|bdt b02|bdt b02|login news bdt b02|b02 bdt|bdt b02|content-inner||